Primeira Página

Estes são os 13 templos do cabrito assado em Condeixa

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 02-05-2025

Condeixa está prestes a tornar-se a capital nacional do cabrito assado com a chegada da 12.ª edição do evento gastronómico mais saboroso do país: os “Sabores de Condeixa – Semana do Cabrito”.

De 3 a 11 de maio, treze restaurantes locais preparam-se para receber verdadeiros apreciadores desta iguaria tradicional, confecionada à moda antiga, com todo o saber e sabor que só Condeixa sabe oferecer.

Sob o lema apetitoso “Cabrito assado de Condeixa, o melhor de Portugal!”, os visitantes terão oportunidade de saborear uma refeição completa por apenas 18 euros — o mesmo preço do ano passado.

PUBLICIDADE

No prato, cabrito assado como manda a tradição, acompanhado por bebida, uma deliciosa escarpiada (a sobremesa típica à base de massa de pão, açúcar amarelo e canela) e café.

Mas há mais! Cada comensal terá direito a votar no seu restaurante favorito, ajudando a decidir quem leva para casa o cobiçado troféu “Cabrito de Ouro” — um prémio que distingue a excelência no sabor e na arte de bem servir.

E porque em Condeixa todos ganham, os votantes levam ainda para casa uma colher de pau de brinde, como recordação desta experiência gastronómica única.

O presidente da Câmara, Nuno Moita da Costa, anunciou que cada restaurante participante será “apoiado com 70 quilos de cabrito e cerca de 25 escarpiadas por dia, num investimento municipal que ronda os 24 mil euros”.

Esta será, aliás, a última edição do certame sob a liderança do atual autarca, que se despede com a expectativa de atrair novamente entre 2.000 e 2.500 amantes do cabrito assado.

A corrida pelo “Cabrito de Ouro” promete ser renhida entre os 13 estabelecimentos aderentes: Amadeu, Churrasqueira do Bairro, Conversa Fidalga, Gavius Restaurante & Bar, Luz & Vida, Lambarices, Manjares D’Avó, O Filipe, O Pote, Pariz, Quinta do Paço, Recanto do Manguela e Tinella.

E se dúvidas houvesse sobre a qualidade, basta lembrar que o restaurante O Filipe tem sido presença assídua no topo, levando o prémio na última edição, enquanto o Recanto do Manguela conquistou a distinção do ‘chef’.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE