Saúde

Vai pensar duas vezes antes de comer alface embalada

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 01-05-2025

Imagem: Getty Images

Embora as verduras embaladas e pré-lavadas sejam uma opção conveniente para quem procura praticidade na cozinha, especialistas em segurança alimentar alertam para os riscos que podem esconder.

A popularidade destes produtos é crescente, mas, de acordo com especialistas como Darin Detwiler, professor de política alimentar na Northeastern University, estes vegetais estão entre os itens mais perigosos no supermercado, devido à contaminação por bactérias perigosas como E. coli, listeria e salmonela.

A contaminação de verduras pode ocorrer em várias etapas da cadeia de fornecimento, desde o cultivo até à embalagem. O processo de lavagem em grandes lotes, usado para garantir a conveniência dos consumidores, pode acabar por disseminar bactérias de uma folha contaminada para várias, o que aumenta o risco de surtos.

PUBLICIDADE

Estudos mostram que as folhas verdes são frequentemente associadas a surtos de doenças transmitidas por alimentos. A E. coli O157:H7 tem sido responsável por casos graves de intoxicação alimentar, que podem levar a hospitalizações, insuficiência renal e até morte.

Uma das questões críticas com as verduras pré-lavadas é que a E. coli, por exemplo, bem como a salmonela e listeria, não podem ser detectadas pelo olhar, ou olfato. Isto significa que, mesmo que as folhas pareçam frescas e limpas, podem estar contaminadas. Além disso, a lavagem doméstica das verduras não resolve o problema, uma vez que não é eficaz na remoção podendo até introduzir mais contaminação se a pia, os utensílios ou as mãos não estiverem devidamente higienizados, pode ler-se no HuffPost.

Para minimizar os riscos, os especialistas recomendam que os consumidores evitem comprar verduras pré-lavadas quando possível. Optar por alface ou espinafre inteiros, que têm uma menor área de superfície para contaminação. Além disso, é importante manter os vegetais refrigerados, evitar exposições a temperaturas inadequadas e verificar sempre a data de validade e a integridade da embalagem.

Se optar por verduras pré-lavadas, certifique-se de que a embalagem está em bom estado e sem sinais de humidade excessiva, que favorece o crescimento bacteriano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE