Coimbra

Coimbra à Francesinha

António Alves | 2 horas atrás em 30-04-2025

O Parque Manuel Braga em Coimbra recebe entre 1 e 11 de maio a quarta edição do Festival da Francesinha.

Quatro restaurantes da cidade do Porto vão marcar presença na iniciatia co-organizada pela União das Freguesias de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra. São eles: Alfândega do Douro, Santa Teresinha, Alicantina e Cufra (com espaço em Coimbra).

Na ementa vão estar a Francesinha à Moda Antiga, Francesinha tradicional, Francesinha Vegan e Francesinha em forno de lenha. Todas estas especialidades vão poder ser saboreadas num espaço com cerca de 400 lugares sentados.

PUBLICIDADE

Veja imagens da apresentação do Festival de Francesinha

Na apresentação feita, o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, recordou que no ano passado foram comercializadas 12.000 pratos desta receita típica do Porto.

“Mais de 50% das pessoas que visitam o festival e que vêm aqui comer uma francesinha vêm de fora da cidade de Coimbra. Há até pessoas que, muitas vezes, aproveitam o facto de estarem a fazer a peregrinação a Fátima e acabam por comer aqui uma francesinha”, disse o autarca.

Francisco Freixinho afirmou que os quatro restaurantes presentes garantem a qualidade da receita apresentada a quem se desloca ao Parque Manuel Braga.

E explicou a escolha: “primeira regra, os restaurantes têm que existir há mais de 10 anos. Nós temos aqui restaurantes que têm 40, que têm 30. Segunda regra, têm que estar abertos. Não podem ser restaurantes que já fecharam e agora dá-lhes jeito andarem a fazer festivais”.

Quanto ao preço, a Francesinha à Moda Antiga e Francesinha tradicional custam 11 euros, a Francesinha Vegan 12 euros e Francesinha em Forno de Lenha por 13 euros.

Veja o Direto NDC com João Francisco Campos e Francisco Freixinho

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE