O IRA (Intervenção e Resgate Animal) executou uma operação de resgate de animais em Terras de Bouro, onde uma situação alarmante de maus-tratos a animais foi descoberta. Dois cães foram encontrados mortos.
O local, uma casa infestada por fezes e com um forte odor de urina, abrigava dezenas de cães, gatos e até um bovino, todos em condições precárias, sem alimentação, água, ou cuidados veterinários.
A denúncia, feita por populares, alertava para a morte de animais devido à falta de alimentos e cuidados básicos de saúde, o que levou à ação urgente das autoridades. A operação, que durou 21 horas, começou às 05:00 da manhã de ontem e só terminou após a retirada de todos os animais do local, já por volta das 02:00 da manhã de hoje.
PUBLICIDADE
O cenário encontrado pela patrulha foi devastador. Animais mortos e em estado de total abandono, foram encontrados pela equipa de resgate, que, apesar das difíceis condições, não cessou esforços.
“Um casal possuía dezenas de cães, gatos e um bovino sem condições de higiene e bem-estar, sem alimentação nem abeberamento, nem garantindo a segurança da população e seus animais.”, escreve o IRA no Facebook
O IRA, ao lado das autoridades, resgatou todos os animais encontrados e providenciará os cuidados veterinários necessários, além de tomar as medidas legais contra os responsáveis pela situação de abandono.
A operação foi realizada no dia em que Portugal enfrentou um apagão nacional, o que dificultou ainda mais o trabalho das equipas devido à falta de energia elétrica e comunicação..
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE