Região
Junta de Maiorca dá início a um novo ciclo de renovação, manutenção e divulgação do património histórico da Vila

Foi inaugurada ao final da manhã do passado domingo, dia 27 de abril, a nova sede da Junta de Freguesia de Maiorca, um investimento no valor de 239 916,75 euros , acrescido de IVA, realizado “paredes meias com o Paço dos Viscondes de Maiorca, mesmo em pleno centro histórico basilar da nossa vila”, inserido “num dos edificados mais deslumbrantes deste concelho”, e integrando “o máximo de cada um de nós, maiorquenses, no aspeto exterior e interior do edifício”, homenageando a musicalidade, o folclore e o arroz, “partes integrantes e fundamentais da nossa terra”, como referiu o presidente da Junta, Rui Ferreira, na sua intervenção.
Rui Ferreira sublinhou que com a nova junta de Freguesia, “espaço ímpar”, “nascem mais serviços, cresce mais proximidade, mais acessibilidade, mais responsabilidade social da nossa freguesia e dá-se “início a um novo ciclo de renovação, manutenção e divulgação do património histórico de Maiorca.”
“Hoje mostramos ao mundo lá fora que o consenso e sinergia política, pode, deve e tem de existir”, frisou o autarca maiorquense que aproveitou o momento para agradecer ao Município, presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, “pela vontade própria de reformular, valorizar e requalificar Maiorca, trazendo ao existente uma nova vida”.
PUBLICIDADE
Já Pedro Santana Lopes, referiu-se às várias vicissitudes pelas quais o património edificado de Maiorca tem passado, às obras e decisões necessárias tomar ainda, fazendo questão de deixar claro “que a obrigação do município, a obrigação de quem está em funções públicas é procurar as melhores soluções possíveis, poupando o possível ao erário público e não perder tempo, tempo que é algo que também tem muito valor.”
O autarca sublinhou que quem está no exercício de funções públicas não deve “fazer perder tempo às comunidades (…) às pessoas e fazer tudo para que elas tenham a melhor vida possível, algo que considera que Rui Ferreira conseguiu fazer, apesar de “não ter visto nada com bons olhos a minha chegada a estas funções”. “Há coisas mais importantes que nós próprios”, frisou.
Para Pedro Santana Lopes” a junta de freguesia estar aqui é muito importante para não acontecer no futuro o que aconteceu durante anos, independentemente da vontade de todos e de cada um. “.
Não devemos ser teimosos, dogmáticos, birrentos, portanto o que está aqui hoje é uma garantia para nós todos, para quem já foi presidente de Câmara, quem é presidente de câmara, vereadores, dirigentes, , cidadãos, jovens, que o que está aqui nesta zona toda, numa vila com tanta história, com tanta relevância patrimonial (…) não pode voltar a acontecer.”
Pedro Santana Lopes fez questão de deixar uma palavra de apreço ao deputado José Ligeiro, “o meu maiorquense de caminhadas, parceiro de caminhada e meu grande, grande amigo, independentemente das fases que cada um tem na sua vida política e na sua vida partidária e na sua vida ao serviço da comunidade”, bem como ao deputado José Cunha Carvão, “entusiasta de todos estes espaços”, e ao arquiteto Rui Silva, autor do projeto da nova sede.
Mesmo a finalizar a sua intervenção, o presidente da Câmara deixou um pedido a todos: Que daqui a vinte e tal anos cuidem muito bem de tudo isto. É nosso dever não deixarmos as coisas estragarem-se”. “Todos temos de ser vigilantes da preservação do nosso património”, rematou.
A nova sede da Junta irá disponibilizar serviços dos CTT, em breve o Espaço Cidadão que permitirá o acesso a “uma vasta oferta de serviços fundamentais”, irá disponibilizar “e, para o imediato, o alargamento do horário de funcionamento para 8 horas.
Assistiram ainda à cerimónia todos os vereadores do executivo; a deputada à Assembleia da República, Ana Oliveira; vários dirigentes e técnicos municipais; autarcas e ex-autarcas do concelho; entidades civis e militares marcaram presença na cerimónia, que reuniu também diversos estandartes das coletividades da freguesia.








PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.