Vamos
Todas as polémicas que antecedem a viagem de Axl Rose e companhia a Coimbra

Imagem: Instagram Guns N' Roses
O grupo norte-americano Guns N’ Roses foi criado em 1985 e vai atuar pela primeira vez em Coimbra no dia 6 de junho.
Desde o início que a “vida” desta banda tem sido marcada pela polémica. O primeiro momento aconteceu logo depois da criação que resultou da fusão de dois grupos: L.A. Guns e Hollywood Rose.
Tracii Guns, um dos fundadores, saiu após a criação, tendo-se mantido no projeto Axl Rose. A banda era constituída na altura por Axl Rose (vocalista), Slash (guitarra solo), Izzy Stradlin (guitarra base), Duff McKagan (baixo) e Steven Adler (bateria).
PUBLICIDADE
Depois do grande sucesso conquistado com o álbum de estreia em 1987 – “Appetite for Destruction” vendeu 30 milhões de cópias -, lançaram mais dois trabalhos em 1988 e 1991 que a consolidaram como uma das principais bandas rock mundial.
É com a turné ligada aos trabalhos “Use Your Illusion I e II” que se assiste ao caos nos concertos da banda: atrasos que chegaram a duas horas para o início dos concertos a cancelamentos quase em cima da hora. Há notícias mesmo de brigas entre elementos da banda e excessos.
Neste período, há o registo da saída de dois dos elementos fundadores dos Guns N’Roses: Izzy Stradlin em 1991 e Steven Adler foi demitido por abuso de drogas.
No final da década de 90, Slash e Duff deixam a banda, restando apenas Axl Rose do projeto inicial. Os novos elementos não agradaram aos fãs que ficaram desiludidos com o trabalho “Chinese Democracy” em 2008.
Até que, em 2016, surgiram boas notícias para os fãs: Slash e Duff regressam para a turné “Not in This Lifetime…”, a qual foi uma das mais lucrativas da história da banda.
“Absurd” e “Perhaps” foram os temas novos lançados pelo grupo que continuou a efetuar concertos em todo o mundo.
Mais recentemente, os Guns N’Roses voltam a ser tema de conversa. Primeiro, foi o antigo manager Alan Niven que, no podcast “Appetite for Distortion” (dedicado à banda), acusou o vocalista Axl Rose de querer “controlar tudo a toda a hora” e de exigir ficar com metade de todos os lucros obtidos pelo grupo.
Depois, e já antes do anúncio da realização da turné, ficou-se a saber da saída do baterista Frank Ferrer ao fim de 19 anos ao serviço da banda. Numa uma nota no Instagram aproveitou para agradecer a Axl Rose e aos fãs e não escondeu a tristeza pelo facto daquele “capítulo ter chegado ao fim”.
“Os Guns N’ Roses deram-me memórias e experiências que mudaram a minha vida”, frisou, mostrando-se esperançado em “voltar a ver (os fãs) em breve”.
Veja e ouça um dos sucessos do grupo que comemora 40 anos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE