Realizou-se na tarde desta quarta-feira, 23 de abril, em Coimbra, o simulacro de um acidente envolvendo matérias perigosas, denominado “Bombástico 2025”.
O exercício decorreu na gasolineira Auchan Energy Coimbra, situada no Alto de São João, e contou com a participação das três corporações de bombeiros do concelho: Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra e a corporação de Brasfemes.
O cenário do simulacro consistiu no derrame de gasolina provocado por um acidente com um camião-cisterna, seguido de incêndio. Do incidente resultaram dois feridos graves: o motorista do veículo pesado e o condutor de uma viatura ligeira incendiada, pessoa com mobilidade reduzida.
PUBLICIDADE
Paulo Palrilhas, comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, fez um balanço “bastante positivo” da operação, sublinhando que “foi testado pela primeira vez um incidente num posto de abastecimento de combustível”.
O vereador da Proteção Civil, Carlos Lopes, destacou a relevância do exercício, afirmando que “estes exercícios são muito importantes” e que se tratou de “um teatro de operações com uma exigência técnica muito grande”.
O simulacro teve como principal objetivo testar a capacidade de resposta e articulação entre os diversos meios de emergência, em situações de elevado risco, como as que envolvem substâncias inflamáveis.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE