Primeira Página

11 aventuras num só fim de semana na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 22-04-2025

Imagem: walkingweekend

A oitava edição do Walking Weekend, marcada para os dias 23 a 25 de maio, foi oficialmente apresentada esta segunda-feira, 22 de abril, com a garantia de que será “muito mais do que um festival de caminhadas”.

O evento regressa à Pampilhosa da Serra, prometendo experiências únicas de contacto com a natureza, gastronomia local, cultura serrana e aventura, num dos territórios mais autênticos do país.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou na apresentação do evento, que decorreu na loja da Decathlon Coimbra – parceira oficial da iniciativa –, que “todos os sítios e experiências do programa vão, por certo, marcar de forma muito profunda todos os participantes”.

PUBLICIDADE

Jorge Custódio reforçou ainda que este é um evento de “proximidade, convívio e alegria”, características que têm distinguido o festival desde a sua criação.

O programa deste ano traz de volta algumas das atividades mais populares das edições anteriores, como as caminhadas aquáticas e a tarde de multiatividades na Barragem de Santa Luzia.

Entre as novidades, destacam-se a caminhada até ao Picoto Cebola – o ponto mais alto do país em xisto, com 1418 metros de altitude –, e a caminhada “O sol nasce na serra”, com partida ao nascer do sol na Serra de S. Domingos. Haverá ainda trails guiados sem metas de tempo, pensados para quem deseja explorar os trilhos com calma e desfrutar da paisagem.

Os participantes poderão personalizar a sua experiência ao longo do fim de semana, escolhendo entre 11 atividades diferentes para as manhãs de sábado e domingo. Esta flexibilidade é uma das marcas distintivas do Walking Weekend e contribui para a forte adesão ao evento.

“Este é um dos produtos mais emblemáticos que a região centro tem para oferecer em termos de turismo de natureza e aventura”, afirmou o vereador Rui Simão, destacando a autenticidade e envolvimento das comunidades locais.

As inscrições estão limitadas a 200 participantes, para garantir uma experiência de qualidade. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline e a inscrição apenas é válida após o preenchimento do formulário e a escolha das atividades no site oficial do evento.

O bilhete geral tem o valor de 85 euros e inclui todas as atividades de sábado e domingo, bem como os momentos gastronómicos, que voltam a ser um dos pontos altos do fim de semana: finger food de receção na sexta-feira, almoço e jantar de sábado, e almoço de domingo. Para quem pretenda participar apenas num dos dias, existem bilhetes diários: 55 euros para sábado e 35 euros para domingo.

A organização está a cargo do Município de Pampilhosa da Serra, com o apoio da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, da CIM Região de Coimbra, das Juntas de Freguesia de Cabril e Fajão-Vidual, da Epic Land, da Lenda da Beira, da Decathlon Coimbra, do AX Trail e da Comissão de Melhoramentos das Meãs.

Apresentação do evento:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE