Coimbra

Ela é linda sem makeup!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 30-08-2016

Agir é uma das grandes atracções da Feira do Ano em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

 

Ela gosta de festas. Ela valoriza o que é nosso. Ela é  a Feira do Ano de Montemor-o-Velho. Com Agir. Com David Carreira. Com arraial. Com tourada. Com Carolino.  Com tasquinhas. Com a família. Com entradas grátis. 

PUBLICIDADE

De 3 a 11 de setembro, as atenções de Montemor-o-Velho convergem para a sede do concelho, onde o recinto da feira se transforma numa gigantesca, mas acolhedora, sala de visitas.

São 78 mil m2 de festa, (Feira da Roupa Velha, Feira das Cebolas, Feira Agrícola, Feira Industrial, Atividades Equestres, Animação Infantil, Mostra de Doçaria Regional), destacando-se os 32 mil m2 hectare de exposições e animação (recinto da Feira do Ano | Festas Concelhias 2016) e os 25 m2 de animação infantil (Morlândia)

PUBLICIDADE

publicidade

26 institucionais | 17 artesanato | 44 comércio, indústria e serviços | 8 maquinaria agrícola e automóvel  

22 institucional agrícola | 22 mundo animal

5 tasquinhas tradicionais | 18 tendas de bebidas, petiscos e licores |8 montras de doçaria tradicional

1 parque destinado aos expositores – 150 lugares

5 parques de estacionamento – 2015 lugares

9 dias de animação

A autarquia liderada por Emílio Torrão quer valorizar o que de melhor existe no concelho e abre as portas a quem  quiser fazer companhia nesta viagem que promete honrar a tradição, mas sempre “com o olhar no amanhã, aquele tempo feito de esperança, onde todos os nossos sonhos se materializam”.
Veja o que foi declarado na conferência de imprensa de apresentação do evento

O largo da Feira, local icónico da comemoração do Dia de Nossa Senhora da Vitória, desde há longos anos associada à feira do ano, da roupa velha, das cebolas, da fruta e do cavalo volta a receber mais uma edição da Feira do Ano – Festas Concelhias.

A etnografia, o folclore, as filarmónicas, o fado e a música popular vão proporcionar momentos inesquecíveis, sendo o motivo perfeito para, na companhia de amigos e familiares, marcar presença numa festa pensada para todos.

Também a dinâmica do tecido empresarial e agrícola vai estar realçada nas Festas, com uma Feira Agrícola e Industrial.

O Município Montemor-o-Velho continua a fazer todos os esforços para dar visibilidade aos artesãos do concelho, desvendando, deste modo, um pouco mais da cultura, da tradição e da memória da região, das gentes e da terra. Este ano é-lhes dado um local de destaque junto ao palco Arraial.

Diana Andrade e Emílio Torrão na apresentação da Feira do Ano

Diana Andrade e Emílio Torrão na apresentação da Feira do Ano

Após o enorme esforço municipal feito na revitalização da Feira do Ano – Festas Concelhias é chegado o momento de consolidar o projeto e apostar no reforço do programa de animação, sempre na companhia daqueles que desde o primeiro momento souberam estar presentes e construir um certame que honra a grandeza e o orgulho de pertencer ao concelho de Montemor-o-Velho.

A Feira do Ano – Festas Concelhias 2016 é um certame que continua a crescer e a afirmar o seu lugar na Região, agora com mais espaço e com a animação reforçada, onde os empresários locais se podem afirmar.

Apesar do reforço da programação, as freguesias continuam a ter um papel preponderante na animação. O grosso da programação está a cargo dos grupos locais etnográficos, de dança e das filarmónicas. Esta forte ligação às raízes é para continuar e a “prata da casa” promete mexer com a dinâmica concelhia e unir ainda mais a população, consolidando o sentimento de pertença a Montemor-o-Velho.

A Feira do Ano – Festas Concelhias 2016 está diferente e quer continuar a ser um momento de celebração concelhia, por isso a aposta é feita com a participação de artistas nacionais.

 

Assim, no dia de abertura, dia 3, sobe ao palco AGIR. No dia 7, véspera do feriado municipal, é a vez de David Carreira e no dia 10, a Dj Rita Mendes.

Em setembro ainda é verão, fazem-se as colheitas e é tempo de vindima. Em setembro, na despedida do verão, é tempo também de lembrar os animados arraias de verão e, pela primeira vez, é-lhes feita uma homenagem na Feira do Ano – Festas Concelhias.

Em frente às tasquinhas, sempre com muita animação, não vão faltar os momentos de confraternização, nem o tão característico pau ensebado, com um garrafão e um bacalhau no topo.

Montemor-o-Velho é um concelho marcadamente rural e  que gosta muito de conviver e sentir a natureza. Por isso, nas Festas’16 o espaço do Mundo Animal cresceu e ganhou novos pontos de interesse. Há mais animais e nem vai faltar uma secção dedicada às aves. Este será um local de visita obrigatória para toda a família.

Os mais pequenos não foram esquecidos e vão ter, nas Festas’16, novamente uma zona exclusiva. Com insufláveis e atividades lúdico-pedagógicas, a animação não vai faltar.

O recinto das Festas volta a ter um Fraldário, bem como um espaço mais acolhedor e confortável para amamentar.

Apesar de existirem instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada muito próximas – junto ao Mercado Municipal – a organização decidiu reforçar a oferta no recinto das Festas’16.

A pensar na comodidade dos visitantes, este ano o recinto mantém três opções de entrada, favorecendo, assim, a ligação às restantes atividades, o acesso aos parques de estacionamento e ao centro histórico da vila

A Feira do Ano – Festas Concelhias 2016 vai ter à disposição 6 parques de estacionamento, um dedicado só aos expositores, representando num total de 2015 lugares.

A atividade desportiva está em força na programação das Festas’16. As “Freguesias em Movimento” prometem muita animação em torno de jogos tradicionais, numa luta saudável entre equipas das 11 freguesias do concelho.

Os melhores a jogar à malha, à petanca, a correr com sacos, a partir a cântara ou a saltar à corda serão apurados na finalíssima, agendada para o último fim-de-semana das Festas.

O artesanato, os produtos característicos da região e a cultura vão estar patentes numa Mostra dinâmica, coesa e atrativa de Atividades. Com expositores dedicados a cada freguesia, o concelho vai mostrar o que de melhor se faz no Baixo Mondego e na Gândara. As juntas de freguesia e o associativismo são parceiros estratégicos.

Com o objetivo de continuar a divulgar e a promover as potencialidades económicas da região, fomentar o desenvolvimento dos setores agrícola e industrial e proporcionar a troca de experiências inter-regionais, com vista ao desenvolvimento da economia local, a feira agrícola e industrial de Montemor-o-Velho tem o merecido destaque na Feira do Ano – Festas Concelhias

Para além de uma exposição de maquinaria agrícola, estarão presentes os principais agentes do setor, desde empresários, a agricultores, a empresas transformadoras. Paralelamente, estará patente uma exposição de gado.

Destaque ainda para os clubes de caçadores e de columbofilia da região que terão também um espaço de divulgação das suas atividades.

O Centro Equestre de Montemor-o-Velho, em parceria com a Câmara Municipal, apresenta um diversificado programa de atividades equestres.

A Tourada volta a ser um dos pontos altos da Feira do Ano, bem ao gosto de aficionados pelo gado equino e pelos toiros.

Montemor-o-Velho volta a juntar à mesa os sabores do campo e do rio. Uma viagem pela cultura gastronómica do concelho que promete emoções fortes.

O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego, os peixes do rio Mondego, as hortícolas e as carnes da Gândara são cabeças de cartaz num menu condimentado com sabores característicos e diferenciadores da região. A aposta recai na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor, apelando aos sentidos de quem nos visita, reforçando o enfoque na qualidade.

À semelhança do Festival do Arroz e da Lampreia, o tecido associativo foi desafiado a dinamizar o espaço gastronómico e respondeu com garra e ementas de deixar água na boca. Nas tasquinhas tradicionais podemos encontrar os cheiros das cozinhas de antigamente, os pratos cozinhados com tempo e a sabedoria de quem cozinha com amor.

Neste concelho forte em doces, o difícil vai ser escolher entre os tentadores pastéis de Tentúgal, as deliciosas queijadas de Pereira, as pinhas de Montemor caramelizadas ou o arroz doce feito com arroz carolino do Baixo Mondego, entre tantas outras provocações.

Realizadas tradicionalmente a 8 de setembro, dia do Município, a feira do ano, da roupa velha e das cebolas caracterizam, desde sempre, as Festas do concelho.

Elas são a nota mais viva, o índice mais seguro do quotidiano de um povo. De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do Concelho, a Feira Anual teve a sua origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da Vila. Foi o Infante D. Pedro, seu senhor, que solicitou a licença para a criação da feira franca em Montemor. Aparece como feira franca numa provisão régia de 5 de Julho de 1453, sendo a sua origem muito anterior a este tempo.

Nesta feira podemos encontrar os mais variados produtos, desde cereais, legumes e outros alimentos, até roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas.

No mesmo dia, realiza-se a Feira das Cebolas que ganhou já um estatuto próprio na região. A Montemor-o-Velho acorre gente de todo o país para um dia em que são vendidas várias toneladas de cebolas.

Paralelamente, decorre ainda a Feira da Roupa Velha, ou dos farrapos, onde são vendidas roupas em segunda mão, não só pela população local, mas também por pessoas de toda a região.

sábado . dia 3

15h .  Centro Equestre . Batismos a cavalo, Animação, Picadeiro Livre

19h . Abertura Oficial

19h . Recinto .  Freguesias em Festa . Carapinheira

19h . Palco Arraial . Rancho Folclórico da Carapinheira

20h . Palco Arraial . Cancioneiro da LACAM

21h . Palco 2 . Orquestra Ligeira da Carapinheira

21h .  Centro Equestre .  Cavalhadas

22h . Palco Principal . AGIR

00h .  Palco 2 . Back to the 80’s” com DJ. Johnny B

Animação de Rua .  Estátua viva Maria João . Grupo Taboeira

domingo . dia 4

9h .  Centro Equestre . Passeio Equestre pelo concelho | almoço convívio

15h . Centro Equestre . Atividades equestres

17h . Recinto . Freguesias em Festa . Montemor-o-Velho e Gatões | Meãs do Campo

17h . Palco Arraial . Grupo de Cantares Arroz aos Molhos

18h . Palco Arraial . Associação Filarmónica 25 de Setembro com Coro Vozes de Montemor

19h . Palco Arraial . Rancho Folclórico da ACDS de Meãs do Campo

20h . Palco 2 . The Famous Band

21h . Palco 2 . Banda Fora de Horas

17h .  Grandiosa Corrida de Toiros do Baixo Mondego

22h . Palco Principal . Baile com Musical Band

00h .  Palco 2 . Karaoke Pancinhas

Animação de Rua .  Sons da Terra  . Estátua viva Maria João . Grupo Taboeira

2a feira . dia 5

20h . Recinto . Freguesias em Festa . Santo Varão

20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão  

21h . Palco 2 . Banda Britus Cosa Nostra

22h . Palco Principal . Baile HIT

00h .  Palco 2 . Dj John The Who

3a feira . dia 6

20h . Recinto . Freguesias em Festa . Tentúgal

20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal

21h . Palco 2 . Emcantos

22h . Palco Principal . Não há 2 sem 3

00h .  Palco 2 . Karaoke Pancinhas

4a feira . dia 7

15h .  Recinto . Convívio Intergeracional  . A Taberna do Ti’Ernesto | aberto à comunidade sénior mediante inscrição

19h. Palco 2 . Dj Diogo Estobia

20h . Recinto . Freguesias em Festa . Pereira

20h . Palco 2 . Dancequi Grupo de Dança

21h . Palco Arraial . Grupo Folclórico da Vila de Pereira

21h .  Centro Equestre .  Picadeiro livre com obstáculos montados | Passeios a cavalo e de charrete | Jogos Tradicionais

22h . Palco Principal . David Carreira

00h .  Palco 2 . Dj David Silva

5a feira . dia 8 . Feriado Municipal

10h . Praça . Cerimónia do Hastear da Bandeira

12h . Centro Equestre . Batismos a cavalo | Passeios a cavalo e de charrete

16h . Paços do Concelho . Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal

16h . Recinto .  Freguesias em Festa . Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

16h . Recinto . Demonstração do ginásio Mor(e)Fit

17h . Palco 2 . Concerto pela AFUV

18h . Palco 2 . Recital pelo Coro Polifónico da AFUV

19h . Palco Arraial . Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira

20h . Palco Arraial . Rancho dos Malmequeres de Reveles – Grupo Recreativo Revelense

21h . Palco 2 . Escola de Dança Afriklave

22h . Palco Principal . Sara Travassos e Cláudio Dias com Baluarte

00h .  Palco 2 . Karaoke Pancinhas

Estátua viva Cloide das Botas

6a feira . dia 9

20h . Recinto . Freguesias em Festa . Arazede

20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico Camélias da Gândara

21h . Palco 2 . Ensemble de Saxofones de Arazede

22h . Palco Principal . Tributo Queen

00h .  Palco 2 . Karaoke Pancinhas

Animação de Rua .  Grupo de Concertinas Puxófole . Grupo Taboeira

sábado . dia 10

10h .  Centro Equestre .  Taça Inês de Castro – concurso de obstáculos | provas de escolas . 0,5 – pequena . 0,8 – média . 1 – grande . 1,1 – Pequeno Grande Prémio Inês de Castro . 1,15

17h . Recinto . Freguesias em Festa . Seixo de Gatões e Ereira

17h . Palco 2 . Grupo de Dança Mind Dance

18h . Palco 2 . Grupo de Dança MD Teen E MD Kids

19h . Palco 2 . Estúdio de Dança Nadine Loureiro

20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico e Regional do Seixo

21h . Palco Arraial . Grupo Folclórico da ACDS da Ereira

22h . Palco Principal . Rockluso

00h . Palco Principal . Dj Rita Mendes

Animação de Rua .  Grupo Taboeira . Estátua viva Maria João

domingo . dia 11

10h .  Centro Equestre .  Taça Inês de Castro – concurso de obstáculos | provas de escolas . 0,5 – pequena . 0,8 – média . 1 – grande . 1,1

Grande Prémio Inês de Castro . 1,20

16h . Recinto . Freguesias em Festa

17h . Recinto . Ruizinho de Penacova

18h . Recinto . Freguesias em Festa . Liceia

18h . Palco Arraial . Rancho Folclórico Amores Perfeitos da ACDS do Bebedouro

19h . Palco 2 . Grupo de Fados Cesário Rama

21h . Palco Principal . CRASSH

Animação de Rua .  Sons da Terra . Estátua Viva Cloide das Botas

Horário da Feira do Ano

. recinto

sábado . dia 3 | 19h . 04h

domingo . dia 4 | 12h . 04h

Dias de semana | 19h . 02h

feriado municipal . dia 8 | 12h . 04h

sábado . dia 10 | 12h . 04h

domingo . dia 11 | 12h . 04h

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE