Primeira Página

5 locais na Região de Coimbra para comer bom cabrito assado na Páscoa

António Alves | 4 semanas atrás em 14-04-2025

O cabrito assado é um dos pratos tradicionais da altura da Páscoa.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Região de Coimbra, há concelhos que dedicam festivais gastronómicos para divulgar este prato. Lousã (no último fim de semana de abril e primeiro de maio) e Condeixa (mês de maio) são dois dos municípios em que os restaurantes servem este prato feito de modo tradicional.

PUBLICIDADE

De acordo com o Roteiro Gastronómico do Centro de Portugal, este prato é confecionado da seguinte forma: “marinado com vinho, especiarias e aromáticos e assado no calor do forno a lenha; servido com batatas assadas e grelos cozidos”.

Na ronda feita pelo Notícias de Coimbra, encontramos 5 espaços de igual número de concelhos onde este prato é rei.

Conheça as nossas propostas.

Dom Duarte Dois (Coimbra)

O Cabrito Assado à Padeiro é o prato principal deste restaurante ao domingo. A forma como é confecionado atrai muitos clientes a este restaurante na zona do Bairro Norton de Matos em Coimbra.

Acompanhado de batatas assadas, arroz e grelos cozidos, as suas doses são bastante generosas, ao ponto dos responsáveis reconhecerem que elas estão preparadas para duas pessoas.

A ementa aposta nos produtos frescos e, no final, não pode sair do Restaurante Dom Duarte Dois sem saborear os saborosos crepes de laranja caseiros.

Morada

Rua de Moçambique, 34 | 3030-062 Coimbra

Telefone: 239 701 461

Google Maps: https://maps.app.goo.gl/oDocFicmJvE7xajq6

O Regional do Cabrito (Condeixa-a-Nova)

A gastronomia regional fortemente marcada pela vertente serrana está em destaque no Restaurante O Regional do Cabrito em Condeixa-a-Nova.

O seu cabrito assado no forno, devidamente acompanhado por batatas assadas e grelos cozidos, é um prato muito elogiado, ou não fosse este um dos concelhos de referência na arte de bem confecionar este produto.

Se pretende saborear aquele que é um dos melhores cabritos da região ao domingo durante o mês de abril, a gerência pede para ser feita marcação prévia.

Morada

Praça da República | 3150-127 Condeixa

Telemóvel: 939 178 381

Google Maps: https://maps.app.goo.gl/u7NDtRd2Wh3MdTAe7

Dom Sesnando (Penela)

As mãos da “Dona Minda” são o segredo mais bem guardado para o Cabrito Assado com Arroz de Miúdos que é servido neste restaurante em Penela.

Preparados ao natural ou depois de confecionados e fazendo combinações prováveis e improváveis, cada prato que vai para a mesa do cliente é a garantia de que está a saborear a identidade gastronómica do território.

Não se admire se o prato que lhe chegar à mesa mais não é do que uma recriação das tradições antigas mas que mostram o interesse na identidade gastronómica de uma região tão rica em pratos e produtos gastronómicos.

Morada

Rua de Coimbra, 6 | 3230-284 Penela

Telefone: 239 561 207

Google Maps: https://maps.app.goo.gl/PRscw2ZcxfZViRB68

Casa Velha (Lousã)

O Cabritinho no Forno com Arroz de Miúdos e o Ensopado de Cabrito são duas das principais referências gastronómicas do concelho da Lousã e da região.

Criado em 1986, o nome do restaurante Casa Velha é herança do primeiro restaurante, uma casa velha onde esteve a funcionar a rádio local. As duas salas confortáveis permitem aos visitantes tomar contacto visual para a cozinha.

A garrafeira com muitos dos bons vinhos da região, e não só, permitem uma escolha variada para saborear estes pratos que são servidos ao longo de todo o ano. Se pretender tomar uma refeição no restaurante Casa Velha, o melhor é mesmo fazer marcação antecipada.

Morada

Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 14 | 3200-203 Lousã

Telemóvel: 919 458 549

Google Maps: https://maps.app.goo.gl/EyFFYeTPWCEA9m2H9

Fora D’Horas (Alvares, Góis)

Junto à Praia Fluvial da Ribeira do Sinhel, no concelho de Góis, está situado o Restaurante Fora D’Horas. É neste espaço que, após reserva, é possível saborear o tradicional prato de Cabrito do Sinhel.

Uma iguaria que, de acordo com a autarquia, é assado no forno. Depois desta confeção, o cabrito deve apresentar tons dourados e acastanhados, um odor a ervas aromáticas e uma textura tenra, podendo ser acompanhada de arroz de miúdos (do cabrito), batata assada e verduras cozidas.

Na altura da castanha, é um dos bons acompanhamentos deste prato que deve ser digerido com as seguintes propostas: requeijão com mel, sopa de castanhas, filhós com mel e arroz doce à moda da serra.

Morada

Estrada de Cacilhas, n.º 15 | 3330-140 Alvares (Praia Fluvial da Ribeira do Sinhel)

Telemóvel: 963 477 875

Google Maps: https://maps.app.goo.gl/fP1ycdG2vzv72XEx9

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE