O espetáculo “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, co-produção entre A Escola da Noite e o Cendrev, é apresentado este fim-de-semana em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em duas sessões para o público em geral. Com encenação de António Augusto Barros e José Russo, a peça foi estreada em 2016, conta com mais de 200 apresentações realizadas e foi vista por mais de 23 mil espectadores.
A obra de Gil Vicente é uma marca incontornável dos percursos d’A Escola da Noite e do Cendrev, companhias que partilham o gosto por trabalharem sempre o texto original, ainda que através de abordagens cénicas contemporâneas.
Em 2016, quando se comemoravam os 500 anos da primeira apresentação e da primeira publicação do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”, os grupos decidiram levar à cena o mais emblemático texto vicentino.
PUBLICIDADE
Desde então, o espectáculo nunca deixou de ser apresentado, com temporadas regulares em Évora e em Coimbra, mas também numa intensa digressão, que passou já por outras 13 localidades nacionais e pelo Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, em Espanha. Ao longo deste percurso, foram realizadas 219 apresentações, às quais assistiram 23.071 espectadores.
A encenação proposta pelas companhias convida o público a voltar a olhar para a peça e a confrontar-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois. No texto que escreveu para o programa do espectáculo, o consultor científico do projecto, José Augusto Cardoso Bernardes, adianta: “pela mão qualificada, segura e inventiva d’A Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”
“Embarcação do Inferno” conta com as interpretações de Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria Marrafa, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Rosário Gonzaga, cenografia de João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano, figurinos e bonecos de Ana Rosa Assunção, luz de António Rebocho e música de Luís Pedro Madeira.
As duas sessões para o público em geral agora agendadas para o Teatro da Cerca de São Bernardo (sábado, 5 de Abril, 21:30; domingo, 6 de Abril, 16:00) são apresentadas na sequência de uma nova temporada para o público escolar em Coimbra, que decorre desde o passado dia 27 de Março até 4 de Abril, acolhendo mais de duas dezenas de escolas da cidade e da região. O bilhete custa 10 Euros, sendo aplicável o desconto de “meio bilhete” para menores de 30 e maiores de 65 anos, estudantes, desempregados/as e profissionais e amadores de teatro.
As entradas podem ser compradas através da ticketline ou reservadas antecipadamente pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE