Justiça

Tem carro elétrico? Cuidado com este novo golpe digital

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 17-02-2025

Com o crescimento da popularidade dos veículos elétricos (EV), surge também um novo desafio no campo da segurança digital: os ataques cibernéticos.

Um dos setores mais vulneráveis a esses ataques são as estações de carregamento público de veículos elétricos, onde condutores de todo o mundo podem ser vítimas de fraudes digitais

Recentemente, a empresa de segurança cibernética ESET alertou para o aumento de um novo tipo de fraude, conhecido como ‘Quishing’. Este termo é uma combinação de QR (código de resposta rápida) e phishing (fraude online). O objetivo dos criminosos é manipular códigos QR, redirecionando os utilizadores para páginas fraudulentas onde podem ser roubados dados pessoais e bancários, escreve o Executive Digest.

PUBLICIDADE

A fraude está a afetar cada vez mais automobilistas, principalmente na Europa, como no Reino Unido, França e Alemanha, e acontece quando os criminosos cobrem códigos QR legítimos das estações de carregamento com falsificações. Estes códigos QR permitem que os motoristas façam pagamentos e acedam a sistemas para carregar os seus veículos. O problema é que, uma vez digitalizado, o utilizador não consegue ver para onde o código o está a redirecionar, o que torna a fraude mais difícil de identificar.

A técnica utilizada pelos golpistas é simples, mas eficaz. Eles colocam um código QR falso sobre o legítimo, fazendo com que, ao ser digitalizado, o utilizador seja enviado para um site de aparência oficial, mas que na verdade é fraudulento. Uma vez na página falsa, os motoristas podem ser levados a inserir os seus dados bancários, nome de utilizador e palavra-passe, dando acesso aos criminosos às suas contas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE