No planeta Terra, há muitas curiosidades irresistíveis. Reunimos um conjunto de factos curiosos sobre o mundo que comprovam como ele é fascinantes.
O planeta Terra revela-se a casa de milhares de espécies, havendo vida em toda a sua complexidade e diversidade. Por isso, este é um planeta especial que merece ser protegido.
Contudo, existem alguns riscos que colocam em causa a vida tal como a conhecemos.
PUBLICIDADE
Poluição, mudanças climáticas, esgotamento de recursos naturais, desmatamento, perda de biodiversidade,… servem apenas de exemplos de problemas que importa solucionar. Os seres humanos têm um papel com protagonismo no planeta e podem ajudar a tornar o mundo mais verde, mais saudável. Contudo, a humanidade é só uma pequena porção de tudo o que há nele.
Existe um vasto conjunto de entidades sobre as quais há diversos graus de conhecimento.
Sobre determinadas coisas sabe-se razoavelmente, sobre outras sabe-se muito pouco. Este é o único planeta que se conhece que abriga vida.
O mundo é um espaço singular. Tão estranho, quanto apaixonante. No planeta Terra, há muitas curiosidades irresistíveis. Reunimos um conjunto de factos curiosos sobre o mundo que comprovam como ele é fascinante.
O local mais fundo do planeta
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é o local mais profundo do planeta Terra. Este lugar tem 36.201 pés (11.034m) de profundidade. São cerca de sete milhas!
Um planeta de extremos
O mundo em que vivemos permite-nos conhecer áreas geográficas muito diferentes. Este planeta está cheio de contrastes. A diversidade das condições climatéricas permite que regiões singulares apresentem peculiaridades que as tornam únicas.
Death Valley, nos EUA, é o lugar do planeta onde se registou a temperatura mais alta. No dia 10 de julho de 1913, o termómetro registou 56,7 °C. Noutro ponto do planeta, os instrumentos de medição apresentam medidas bem distintas. Na estação Vostok, situada no outro extremo, na Antártida, o termómetro registou -89,2 °C, no dia 31 de julho de 1983.
Uma rocha especial
A pedra-pomes, de origem vulcânica, é a única rocha presente no nosso planeta que flutua.
Um escudo protetor invisível
O nosso planeta apresenta um escudo protetor, pois o campo magnético da Terra atua dessa forma, protegendo-nos do bombardeio contínuo de partículas de alta energia do Sol.
O campo magnético do planeta estende-se desde o núcleo interno da Terra até onde o vento solar se encontra. O campo magnético pode ajudar-nos no momento em que queríamos usar uma bússola. Contudo, ele também ajuda outros animais a orientarem-se.
O lago de água doce mais profundo do mundo
O Lago Baikal, situado na Sibéria, é o lago de água doce mais profundo. A sua profundidade impressiona: são 5.315 pés (1.620 m). Incrível!
A Terra tem um interior mole
O interior do planeta não é sólido. A Terra apresenta uma consistência “mole”, semissólida. Tal acontece devido às temperaturas elevadas e às pressões. A consistência mole do planeta possibilita que o manto flue e se movimente em escalas de tempo geológicas, o que origina fenómenos conhecidos, nomeadamente as placas tectónicas, a atividade vulcânica e os terramotos. O ajuste pós-glacial revela-se uma consequência desse interior mole.
Grandes porções da superfície do planeta foram cobertas por glaciares durante a última era glacial, levando a que o manto subjacente se deformasse e afundasse. À medida que os glaciares desenvolveram esse processo, derreteram e recuaram, consequentemente, o manto regressou lentamente à sua posição original, ao longo de milhares de anos, levando com que a terra subisse acima dele.
Este processo ainda decorre, mais precisamente em lugares como Canadá, Escandinávia e Gronelândia, onde a Terra permanece a recuperar do peso dos glaciares que cobriram as regiões.
Investigações recentes levaram à descoberta que a Antártida Ocidental se encontra a subir mais rapidamente do que em qualquer outro lugar no planeta.
Morte solitária
Há apenas uma causa de morte humana por meteorito registada em toda a história. Esse momento ocorreu no dia 22 de agosto de 1888, num espaço geográfico que hoje é Sulaymaniyah, no Iraque. Deste então, nunca mais se registou tal acontecimento.
O maior rio do mundo
O maior rio do planeta é o Rio Nilo. Ele tem 6.853 km de extensão. Os recursos hídricos do Nilo são compartilhados por 11 países.
A maior estrutura viva da Terra
É na Austrália que se encontra a maior estrutura isolada formada por organismos vivos do planeta. Trata-se da Grande Barreira de Corais. Ela estende-se por mais de 2.000 km.
Esta estrutura abriga milhares de espécies marinhas e é tão extensa que é a única que pode ser vista do espaço. A Grande Barreira de Corais foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1981.
Abundância de água
Muitas pessoas desconhecem que a água cobre mais de 70% do planeta. No planeta, podemos encontrar água em diferentes estados, nomeadamente sólido, líquido e gasoso. A água cobre quase três quartos da superfície da Terra. Ela pode apresentar-se em diferentes formatos: na forma de geleiras, pântanos, lagos, rios, mares e oceanos.
Este elemento tão importante para a vida na Terra encontra-se em abundância. A maioria da água existente no mundo apresenta-se como água salgada nos oceanos. São cerca de 97% de toda a água existente na Terra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE