A primeira coisa que tem de saber é que o seu telemóvel pode estar a espiá-lo. No entanto, há um teste que pode fazer.
Os smartphones ouvem o que está a dizer através do microfone que têm, alerta o Leak.
Estes assistentes virtuais ouvem as suas conversas de fundo, para lhe apresentar anúncios personalizados relacionados com as suas conversas. Sim, por exemplo, quando fala que tem de ir às compras e vai ao telemóvel e do nada aparecem publicidades ligadas a descontos e promoções no supermercado.
PUBLICIDADE
Para apanhar a tecnologia em flagrante, os investigadores da NordVPN fizeram um teste para perceber o que desencadeava o fenómeno.
O resultado foi que, depois de comentar que gostaria de visitar a Arábia Saudita, passou a ver no Facebook anúncios do Booking.com, com preços para hotéis na cidade de AlUla. A Arábia Saudita foi mencionada na aplicação dois dias depois e os anúncios a hotéis em AlUla apareceram passados três dias.
Entretanto, outro membro da equipa de investigação começou a falar sobre um animal ao acaso – neste caso, o orangotango. Um dia depois, começou a receber anúncios relacionados com instituições de caridade para orangotangos.
Esta prática é legítima desde que o utilizador dê o seu consentimento. No entanto, qualquer aplicação que monitorize as suas conversas sem o seu consentimento é ilegal.
Para o teste, escolha um assunto novo que nunca tenha pesquisado ou discutido na vizinhança do seu dispositivo.
O assunto não pode estar relacionado com os seus interesses habituais ou comportamento online.
Ao longo de alguns dias, tenha várias conversas sobre o assunto que escolheu, perto do seu telemóvel.
Continue a utilizar o seu telemóvel como sempre e mantenha-o por perto enquanto conversa, mas não mude mais nada nos seus hábitos de utilização.
Nos dias seguintes, preste atenção aos anúncios que vir no telemóvel e noutros dispositivos.
Se começar a ver anúncios que estejam relacionados com o assunto em questão, isso pode querer dizer que o seu telemóvel tem estado à escuta.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE