Portugal

Incêndio deixa “acumulador de lixo” desalojado

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 10-01-2025

 Uma pessoa ficou hoje desalojada, devido a um incêndio numa casa inacabada no concelho de Pombal, distrito de Leiria, disseram à Lusa fontes dos bombeiros e da proteção civil.

PUBLICIDADE

publicidade

O incêndio deflagrou hoje pelas 17:52 numa moradia inacabada, que ficou completamente destruída, em Santorum, uma localidade na freguesia de Pombal, referiu à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Albano afirmou que, apesar da habitação não estar concluída, no local vivia uma pessoa, que sofrerá de transtorno de acumulação compulsiva.

Toda a acumulação de lixo e de outro tipo de material acumulado no local ajudou à propagação do incêndio, que só pelas 20:40 entrou em fase de rescaldo.

Paulo Albano disse ainda que o desalojado não sofreu quaisquer ferimentos.

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão (PSD), confirmou à Lusa que o homem, com cerca de 70 anos, era “acumulador de lixo” e “já estava sinalizado pela Comissão Social da Freguesia de Pombal”.

“Trata-se de uma pessoa que tem mobilidade reduzida. Foi realojado, de forma temporária, na Casa do Povo de Albergaria dos Doze. O regresso a casa não acontecerá, porque ficou totalmente destruída”, disse Pedro Pimpão.

O autarca acrescentou que a junta de freguesia já disponibilizou “uma retroescavadora para retirar o lixo da casa e os bombeiros vão permanecer no local, uma vez que, dada a quantidade de lixo, pode haver um reacendimento a qualquer momento”.

Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, no local estiveram 27 operacionais, apoiados por 11 viaturas dos bombeiros, PSP, Instituto Nacional de Emergência Médica e serviços de proteção civil da Câmara.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE