Extra

Curiosidades incríveis e fascinantes sobre minhocas

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 31-12-2024

Fique a conhecer melhor a minhoca, um ser vivo que pode não ser dos mais belos e encantadores, mas que é surpreendente.

A minhoca não é um ser vivo atrativo. Geralmente, podemos encontrar minhocas em vasos, quintais, jardins. Muitas pessoas acham que as minhocas são seres repugnantes e sentem repulsa, pela movimentação que fazem.

Além de se parecerem com cobras em ponto pequeno, o que não é uma associação positiva, as minhocas não se encontram em ambientes limpos. Elas gostam de estar na terra, em ambientes húmidos, que sugerem uma sujidade que se pretende evitar.

PUBLICIDADE

publicidade

Fique a conhecer melhor a minhoca, um ser vivo que pode não ser dos mais belos e encantadores, mas que é surpreendente.

Sobrevivência: Estes seres vivos pertencem ao filo anelídeo do reino animal, como acontece com os poliquetas e as sanguessugas. Estes seres são constituídos por segmentos repetidos ao longo do corpo.

Existem diversas espécies de minhocas. A mais comum sobrevive em vasos de plantas.

Há cerca de 6 mil espécies no mundo. As minhocas não gostam da agitação própria da cidade. Como preferem ambientes calmos, fogem dos ambientes tumultuados e com muito barulho que é comum nas grandes cidades.

As minhocas já sobreviveram a muitos acontecimentos devastadores. Nem o evento que fez desaparecer os dinossauros matou as minhocas que já existem há milhões de anos. Elas já sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra. Por isso, muitos investigadores defendem que as minhocas são a espécie de maior sucesso evolutivo.

Além disso, as minhocas tornaram a civilização humana possível, por produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas que permitem a alimentação de diversos animais, nomeadamente nós.

Cientistas da Rússia e da Alemanha descobriram que as minhocas regressam à vida mesmo após terem ficado congeladas por 46 mil anos! Os nematóides vêm do período geológico Pleistoceno e encontravam-se numa parte da Terra designada “permafrost” (congelada) da Sibéria.

Alimentação: Estes seres vivos consomem diariamente metade do seu peso ou mais. As minhocas processam 4,5 quilos de alimento por ano.

As minhocas alimentam-se de restos orgânicos, matéria orgânica morta, lixo e pequenas pedras que contêm material orgânico. Estes seres vivos gostam muito de melancia, melão e restos de vegetais diversos que encontram enquanto exploram a Natureza. Além disso, as minhocas adoram leite com açúcar, porque o leite ajuda-as a procriarem.

Vários corações: O número mínimo de corações da minhoca é de 2 pares. Portanto, este número já lhe permite apresentar uma boa circulação de sangue para enviar tudo o que precisa para todo o seu organismo.

As minhocas podem apresentar um número significativo de corações. Por exemplo, podem apresentar até 15 pares de corações, totalizando 30 corações.

Locais húmidos: improvável haver uma minhoca em terra seca. Se não houver humidade, dificilmente se encontra um exemplar. As minhocas gostam de água e procuram viver em locais húmidos.

Vivem no escuro: Apesar das minhocas não terem olhos, podem sentir a luz. Quando elas sentem a presença de luz, fogem e procuram abrigo. Como não podem ver, as minhocas gostam de viver no escuro.

Assim, também evitam seres que não gostam de viver no escuro e que representam um perigo para elas. Se as minhocas ficam muito tempo ao sol, a sua pele pode secar. Se tal acontecer, elas morrem sem ar.

Procriação: As minhocas são seres hermafroditas, como têm órgãos dos dois géneros, feminino e masculino. Quando encontram outra minhoca, ambas procriam.

O Clitellum, que consiste no ‘anel’ em torno da minhoca, produz um aro onde os ovos e espermatozoides são colocados. A cápsula é então selada e só abre no momento das minhocas nascerem. De um micro-ovo de minhoca podem sair até 20 minhocas.

Não têm pulmões: As minhocas não têm pulmões. A sua respiração é realizada através da pele. Por isso, as minhocas saem para a superfície, quando há chuva forte, porque a humidade não deixa os gases passarem pela pele.

Ajudam na agricultura: Quando há muitas minhocas num terreno, tendencialmente, ele torna-se mais fértil, porque elas prestam um apoio importante na agricultura, devido ao facto das minhocas se alimentarem de restos orgânicos.

As minhocas também consomem pedras pequenas e ainda originam uma ‘pasta’ que permite melhorar a qualidade do solo. Elas também arejam o solo quando passam pelos túneis subterrâneos e levam ar à superfície.

Estes seres vivos desempenham um papel relevante nos ecossistemas terrestres. As minhocas formam a maior componente de biomassa animal em diversos solos. Frequentemente, estes invertebrados são tidos como engenheiros de ecossistemas por causa desse papel importante que desempenham na reciclagem de matéria orgânica.

Tamanho: O tamanho das minhocas varia consoante a espécie. Por exemplo, as minhocas africanas podem apresentar um tamanho colossal, medindo até 6 metros. Embora o tamanho médio destas minhocas seja de 2 metros, o maior exemplar encontrado (que aconteceu em 1967) media 6,7 metros!

Produzem cálcio: As minhocas produzem cálcio, depositando-o no solo com a sua secreção.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE