Existem vantagens e desvantagens em ter ar condicionado em casa. Por isso, antes de avançar para esse investimento, conheça os prós e contras dessa opção.
A maioria das pessoas considera o ar condicionado uma solução que permite garantir uma casa com maior conforto. Uma casa que apresente esta opção tem a vantagem de atuar sobre o ambiente, sendo possível refrescar o espaço nas estações mais quentes, nomeadamente no verão, além de aquecer o espaço nas estações mais frias, especialmente no inverno.
Os aparelhos de ar condicionado também implicam um investimento assinalável. Adquirir um equipamento destes implica custos, havendo ainda a contabilizar as despesas mensais com eletricidade.
PUBLICIDADE
Estes aparelhos têm evoluído ao longo do tempo. O desenvolvimento tecnológico permite que eles se apresentem mais rápidos e eficientes no cumprimento das funções. Existem vantagens e desvantagens em ter ar condicionado em casa. Por isso, antes de avançar para esse investimento, conheça as consequências de cada alternativa.
Para poder realizar uma decisão informada, iremos detalhar os prós e contras das duas opções. Afinal de contas, devemos ou não ter ar condicionado em casa?
Vantagens
Garante maior conforto em casa
Este tipo de equipamento assegura um maior conforto na nossa casa. O ar condicionado pode ser ajustado consoante as nossas necessidades. A temperatura pode ser regulada para se manter um bom ambiente.
Por isso, ajuda a tornar a casa num verdadeiro lar e apresentar a temperatura desejada ao longo de todo o ano, em qualquer hora do dia, em todas as estações.
Permite purificar o ar
Os equipamentos de ar condicionado evoluíram com o tempo. Atualmente, com os desenvolvimentos tecnológicos, os aparelhos modernos e de alta tecnologia apresentam o filtro HEPA.
Este elemento filtra o ar enquanto o purifica. Portanto, consegue garantir um ambiente mais saudável, sem ácaros ou agentes poluidores. A circulação de um ar limpo é uma função que os aparelhos atuais conseguem conservar com mais qualidade e por mais tempo.
Apresenta sistema multifunções
Um sistema de ar condicionado permite que se possa usufruir de uma multiplicidade de funções, nomeadamente regular a temperatura, além de controlar a humidade e filtrar o ar. Naturalmente, as características do aparelho estão ligadas ao preço. Quanto mais funções apresenta, mais caro se torna.
Favorece uma boa noite de sono
Está comprovado que existem vários benefícios (para a saúde física e mental) ter um sono revigorante. Ao ter um sono reparador, acorda-se com maior predisposição para realizar as atividades diárias.
O ar condicionado permite manter o ambiente do quarto à temperatura ideal, o que pode ter um papel fundamental no nosso sono. Para uma pessoa conseguir desfrutar de uma noite tranquila, é importante ter as condições perfeitas para dormir.
Atualmente, há num aparelho de ar condicionado uma estabilização automática da temperatura ambiente para os valores programados. Por isso, não é necessário acordar só para ligar ou desligar o sistema de climatização. Não se acorda só para se tirar ou adicionar peças de roupa.
Possui uma diversidade de equipamentos
No mercado atual, podemos encontrar vários tipos de equipamentos de ar condicionado, com diferentes sistemas que se adequam às nossas necessidades.
Os modelos podem apresentar características distintas, nomeadamente valores diferentes em potência, eficiência energética distinta, entre outras funcionalidades. Por isso, podemos sempre encontrar uma opção perfeita para a nossa casa.
Desvantagens
Custos associados ao aparelho
Naturalmente, os custos ao sistema de ar condicionado tendem a variar consoante o tipo de equipamento que se compra e conforme a utilização que se faz do aparelho.
No nosso país, o preço da energia é alto. Aliás, trata-se dos mais elevados da União Europeia. Portugal é um dos poucos países europeus que contraria a tendência de descida de valores, algo comum no resto da Europa.
O ar condicionado só se poderá tornar numa boa opção caso existe um uso responsável do
equipamento. Será uma má compra com um uso irresponsável, pois a fatura energética poderá apresentar valores assustadores no fim do mês, caso não existam cuidados na utilização do equipamento.
Manutenção do equipamento
O tempo de vida útil do equipamento está ligado à sua utilização e manutenção. A manutenção do sistema de ar condicionado é algo que terá de ser sempre feito, mais tarde ou mais cedo.
Qualquer equipamento necessita de manutenção, seja a médio/longo prazo. Ter essa manutenção é algo inevitável nos sistemas de ar condicionado, que nunca estão livres dessa necessidade, porque há sempre peças que se desgastam.
Aparelhos podem originar problemas de saúde
Não fazer uma manutenção regular do equipamento não só promove um desgaste acelerado, reduzindo o tempo de vida do sistema de ar condicionado, como também pode originar vários problemas, nomeadamente contaminar o ambiente da habitação.
Caso o equipamento apresente um filtro de ar sujo, irá arriscar desenvolver problemas de saúde. A manutenção do equipamento deve ser feita para impedir a formação de fungos, bactérias e pólenes nos filtros.
Sem a manutenção, eles irão infiltrar-se na sua casa, tornando provável o surgimento de ataques de asma, rinite, irritações (nos olhos, na garganta ou no nariz).
Deve ser evitado por quem sofre de problemas respiratórios
A instalação de sistemas de ar condicionado deve ser evitado nas casas de pessoas que sofram de problemas respiratórios. Os especialistas não aconselham este equipamento, porque a variação causada pela circulação do ar artificial pode revelar-se
extremamente prejudicial para a saúde das pessoas que padecem desses problemas.
Em suma, antes de partir para o investimento neste tipo de equipamento, recomenda-se uma análise rigorosa dos modelos disponíveis. Recomenda-se o estudo do espaço onde se pretende colocar o aparelho, para se escolher o equipamento mais benéfico para a sua casa.
É certo que não há equipamento de climatização mais completo que o ar condicionado. Uma melhor opção que ventoinhas, aquecedores, desumidificadores, que também implicam investimento e despesas.
Embora o ar condicionado represente custos, um uso responsável dos aparelhos garante um conforto térmico inegável. Este equipamento permite manter os níveis certos de humidade no espaço e ainda assegurar um ar leve e respirável, deixando a casa mais saudável.
PUBLICIDADE