Vamos
Café Rynok: Sonhou durante anos ter um espaço ucraniano em Coimbra onde pudesse ter os sabores de casa

Imagem: Café Rynok / Facebook
O Café Rynok já está aberto no Mercado D. Pedro V, mas a grande inauguração acontece a 27 de dezembro, pelas 19:00.
O estabelecimento nasce pelas mãos de Olga Filipova que pretende dar à cidade um novo espaço cultural ucraniano.
PUBLICIDADE
Para além de ser um ponto de encontro entre comunidades, ucraniana e portuguesa, irá promover a gastronomia e a cultura através de eventos e workshops.
No grande dia haverá uma cerimónia de corte da fita e o tradicional brinde com Horilka, uma performance de um coro ucraniano, um menu de degustação com pratos típicos ucranianos, workshops culturais, incluindo língua ucraniana e confecção de Motankas (bonecas tradicionais, bem como a atuação de DJ sets e cocktails exclusivos do Papoila Bar, diretamente de Lisboa.
“Durante todos os anos que vivi em Coimbra, sonhei em ter um restaurante ucraniano aqui onde pudesse desfrutar dos sabores da casa. Hoje vou abrir um restaurante ucraniano em Coimbra para que outros possam experimentar estes mesmos sabores”, refere Olga Filipova nas redes sociais.
Na opinião de Filipa, o Café Rynok estar localizado no centro histórico de Coimbra, vai “ajudar a revitalizar o mercado tradicional, o coração de Coimbra, criando um espaço de intercâmbio cultural onde os visitantes possam explorar as ricas tradições da Ucrânia e desfrutar de uma mistura única de cultura portuguesa e ucraniana”.
“Queremos que a comunidade ucraniana se envolva em eventos locais, promovendo o intercâmbio e a integração e fortalecendo os laços entre ucranianos e portugueses. O Café Rynok é um espaço de ligação, para pessoas”, explica.
O Café Rynok está aberto de terça a sábado, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 21:00.
PUBLICIDADE