Casal de ex-emigrantes em França abre quinta-feira 21 de novembro um restaurante/mercearia em Coimbra. “Flaveur” é o nome do espaço situado no número 401 da rua General Humberto Delgado.
Raquel Vilas e Ego Benoit têm, respetivamente, 39 e 53 anos. Conheceram-se na Suíça, país onde a antiga estudante de Comunicação Social no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) emigrou a partir de 2007.
PUBLICIDADE
Sete anos depois, a cidadã portuguesa viajou até ao país natal do marido (França). Em 2021, o casal decidiu abrir o “Flaveur” na cidade francesa de Maiche.
Neste espaço, o casal dispunha de uma zona de mercearia e outro de refeições. Foi, nesta área, que o “chef” francês se especializou na conceção de tábuas XXL que juntam enchidos, queijos e outro tipo de alimentos.
A proposta passava pela encomenda de tábuas por parte dos clientes, de acordo com o número de pessoas que estariam presentes, cabendo a Ego Benoit preparar e levar a encomenda a casa ou no local pretendido.
Este trabalho foi ganhando cada vez mais adeptos, tendo concorrido a vários concursos nacionais e internacionais de cozinha, como por exemplo o “Taittinger”. No ano passado foi ao campeonato francês de tábuas aperitivas, onde obteve a medalha de bronze.
Conheça o espaço e alguns dos pratos disponibilizados
Apesar do sucesso e do reconhecimento deste trabalho, o casal nunca perdeu a ideia de virem para Portugal e aqui abrir o seu negócio.
Para a proprietária Raquel Vilas, “a qualidade de vida que temos aqui (Coimbra) acabou por ser decisiva na nossa decisão”. “Sabíamos que iamos perder a nível salarial, mas decidimos arriscar na mesma”, frisou, lembrando que desde que aqui estão os filhos “mudaram imenso, ficaram mais independentes”.
Sobre o “Flaveur” conimbricense, a empresária referiu que bebe muito do exemplo francês. Para além dos saborosos e tradicionais pequenos-almoços, o mais novo restaurante/mercearia da cidade aposta num espaço para aquisição de fruta da época e de uma sala com 24 lugares sentados onde é possível saborear os petiscos tradicionais portugueses.
“Croque Monsieur”, “humus” ou pratos do dia, entre outras propostas, podem ser degustados no restaurante acompanhado de um copo de vinho. Se preferir, pode também levar para casa em caixinhas já prontas.
Na parte da tarde, é ainda possível saborear uma tradicional cerveja artesanal belga acompanhada de petiscos tradicionais.
O “Flaveur” está de portas abertas de segunda a sexta-feira entre as 08:30 e as 18:00 e ao sábado entre as 09:00 e as 14:00.
PUBLICIDADE