Mundo

Incêndios na Califórnia destroem casas e forçam retiradas de pessoas

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 07-11-2024

Imagem: Depositphotos.com

 A Califórnia está a sofrer ventos fortes que alimentam um incêndio em progressão veloz, que já destruiu casas e forçou centenas de residentes a fugirem, e outro que progride junto de propriedades avaliadas em vários milhões de dólares.

Enquanto este segundo fogo progride ao longo da autoestrada da Costa do Pacífico, em Malibu, os serviços de meteorologia já avisaram para o potencial de fogos “extremos e ameaçadores de vidas humanas”.

A nordeste de Los Angeles, um incêndio cresceu acentuadamente e desencadeou ordens de retirada para comunidades suburbanas, ranchos e áreas agrícolas nas proximidades de Santa Paula, no condado de Ventura.

PUBLICIDADE

Uma espessa coluna de fumo elevava-se para o céu, cobrindo comunidades inteiras e limitando a visibilidade dos bombeiros e das pessoas que estavam a retirar da zona.

Ao início da manhã, a área do incêndio era de cerca de hectares e ao início da tarde já cobria uma área 35 vezes maior, de 36 quilómetros quadrados.

Dezenas de milhar de pessoas através do Estado tiveram a energia cortada, como medida de precaução.

A delegação em Los Angeles do Serviço Meteorológico Nacional alterou o seu aviso de bandeira vermelha para perigo crescente de incêndio com uma etiqueta racha de “situação particularmente perigosa”.

Com rajadas entre 80 e 160 quilómetros por hora e níveis de humidade tão baixos como oito por cento, partes da Califórnia do Sul podem experimentar condições propícias a um comportamento de fogo “extremo e ameaçador de vidas humanas” na quinta-feira, preveniu o Serviço.   

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE