A Feira do Porco e do Enchido em Meruge volta nos dias 9 e 10 de novembro, oferecendo uma experiência autêntica de gastronomia e cultura popular na Beira Serra.
O evento decorre no conhecido afloramento “Lage Grande” e é organizado em parceria pela Junta de Freguesia de Meruge e a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC).
PUBLICIDADE
Segundo o presidente da freguesia, João Abreu, a feira é uma celebração única de tradições locais, destacando a gastronomia genuína, o artesanato e a cultura rural da região.
O evento já “se tornou uma referência no calendário gastronómico da Região”, salienta o presidente da câmara, e por isso o convite é provar pratos tradicionais como o Arroz de Suã, Porco no Espeto com Arroz de Feijão, Torresmos na Caçoila com Batata à Racha e o Arroz de Salpicão.
No forno comunitário, os visitantes podem experimentar a tradicional “arte de tender” ou adquirir broa de milho e diversos tipos de bola, como a de carne e de chouriça.
Além disso, a Feira da Agricultura Familiar oferece uma variedade de produtos locais, como nozes, avelãs, figos, jeropiga, azeite e queijo artesanal.
Uma das principais atrações é a Mostra do Porco Bísaro, onde os visitantes podem ver ninhadas de leitões criados ao ar livre, homenageando os antigos “comerciantes de carne de porco” de Meruge e promovendo a arte ancestral de produção de enchidos.
Com cerca de cem expositores, o certame inclui ainda animação de rua, recriações culturais e passeios interpretativos, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e as suas tradições.
A Feira do Porco e do Enchido em Meruge promete, assim, um fim de semana repleto de sabores autênticos, celebração da cultura popular e valorização das tradições locais.
(Em atualização)
PUBLICIDADE