Coimbra

Coimbra vai evocar festa da titular da igreja da Rainha Santa

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 22-10-2024

A Confraria da Rainha Santa Isabel pretende evocar, em 2024, a Festa da Titular da sua Igreja e assinalar o 347.º aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal, comemorando esta efeméride nos próximos dias 27 de Outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 27 de Outubro de 1677 ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata mandado fazer por D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra e 6.º Conde de Arganil, que chegou a ser Vice-Rei de Portugal.

PUBLICIDADE

No dia 29 de Outubro, ocorreu a trasladação do corpo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, do velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).

Este dia foi, durante mais de um século, a 2.ª data mais importante do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, uma vez que, era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel. Assim, com base na história, em 2024, a Confraria da Rainha Santa Isabel, pretende evocar a festa titular, no próximo domingo , dia 27 de outubro.

Na evocação da “Festa da Titular”, está previsto o seguinte programa: Às 11:00, durante a missa dominical na Igreja da Rainha Santa Isabel, irá se agradecer a exemplar vida de Santa Isabel de Portugal e, pelas 16:30, a Confraria da Rainha Santa Isabel vai exibir no coro baixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, uma ímpar fotografia do túmulo de pedra, da autoria do fotógrafo Varela Pé Curto, oferecida pelo próprio à Confraria.

Depois, às 18:00, poderemos assistir a um concerto musical, “RE(encontros)”, na Igreja da Rainha Santa Isabel. O concerto será dado pela Orquestra Clássica do Centro, com a participação do notável pianista italiano Danilo Mascetti e do Quarteto Vintage, sob a direcção do Maestro Sergio Alapont, em que serão interpretadas obras de A. Fragoso, K. Fiorini, G. Foret, L. van Beethoven e Ana Seara.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia junto da Orquestra Clássica do Centro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE