“Papagena” é o tema da exposição da ilustradora Joana Rita que está patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede até 31 de março.
O título remete para uma das personagens centrais da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, designadamente a noiva prometida de Papageno, o protagonista, numa alusão que pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
PUBLICIDADE
São mais de uma dezena de trabalhos, entre ilustrações, postais e esboços inspiradas nas várias dimensões do género feminino, através da utilização das técnicas que melhor caracterizam “um processo criativo que combina a cor e a linha com o fascínio por padrões e recortes”.
Joana Rita é uma ilustradora curiosa, amante e praticante de dança, apaixonada pelo mundo das histórias e interessada em cruzamentos artísticos. Nascida em Coimbra, em 1983, e residente em Lisboa, iniciou a sua formação em pintura, licenciou-se em design gráfico e é mestre em ilustração, área em que fez formações complementares na área do movimento e da narração oral.
Premiada em vários concursos de ilustração e design gráfico, nomeadamente com o 1º Prémio no concurso “Viaje com o Elefante“ com a ilustração “4 Toneladas de Soberba“ organizado pelo Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011), ou no concurso “HIV/Sida nas Mulheres e nas Crianças“ com a ilustração “Puzzle“, da Escola Universitária das Artes de Coimbra (2004), Joana Rita participou na Residência Artística na Capital Europeia da Cultura 2012.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.