Região

Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal já prestou apoio a centenas de famílias

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 22-09-2024

A Câmara Municipal de Cantanhede faz um balanço positivo do trabalho realizado pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI), criado em setembro do ano passado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Terminado o projeto CuidIn, em junho de 2023, uma referência a nível nacional no âmbito dos cuidadores informais, a autarquia entendeu criar o GMACI, que se tem revelado uma iniciativa de grande impacto e que “tem prestado um grande contributo aos cuidadores informais do concelho”.  

PUBLICIDADE

“O balanço é positivo, com centenas de famílias beneficiadas. O nosso compromisso é dar continuidade a este trabalho, manter o acompanhamento e capacitar os cuidadores de forma descentralizada nas 14 freguesias do Município”, sublinhou a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.

Até ao momento, o Município de Cantanhede tem referenciados 764 cuidadores informais no concelho, tendo sido realizados, desde janeiro até ao momento, 759 atendimentos.

O gabinete criou Grupos de Ajuda Mútua para apoiar e dignificar os cuidadores informais, através de uma rede integrada de capacitação e qualificação e tem-se dedicado a criar respostas que visam o voluntariado para apoiar as múltiplas necessidades dos cuidadores.

Outro dos serviços passa pela informação e aconselhamento dos cuidadores informais, atendimento psicossocial e formação psicoeducativa.

Uma dessas formações dirigidas aos cuidadores informais interessados do concelho de Cantanhede, começa já no próximo mês de novembro, com o apoio do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo.

Esta formação gratuita visa capacitar num curto espaço de tempo os cuidadores informais para situações práticas do quotidiano e abordará, ao longo de sete horas, várias temáticas essenciais à prestação de cuidados.

“Nutrição e Alimentação”, “Cuidados com a Higiene Oral”, Cuidados com a Mobilidade”, Cuidados com a Audição e a Visão” e “Prevenção de Quedas” são algumas das temáticas abordadas. Os interessados devem inscrever-se até dia 20 de setembro, na Junta de Freguesia da sua área de residência.

O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09:30 e as 12:30, na Divisão da Ação Social e Saúde do Município, na Casa Francisco Pinto, ou através do número 910 807 060.

Recorde-se, a propósito, que a Câmara Municipal de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, no âmbito da 3.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.

Esta distinção, referente ao biénio 2023/2024, deveu-se à adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício do individuo que acompanha e cuida da pessoa de forma permanente, nomeadamente através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE