Este sábado, dia 7 de setembro, a Chaimite igual à utilizada por Salgueiro Maia foi instalada na Praça Monteiro Valente, em Santa Clara, como elemento de destaque do novo memorial alusivo ao 25 de abril.
Considerada uma “peça” icónica, a Chaimite tem uma grande carga emocional e simbólica, por estar ligada tanto à Guerra Colonial como ao 25 de Abril e, mais recentemente, às operações de apoio à paz na Bósnia e no Kosovo.
PUBLICIDADE
Cedida à câmara pelo Exército Português, ela encontra-se agora instalada na Praça Monteiro Valente, sendo o elemento de destaque do novo memorial alusivo ao 25 de Abril criado pela autarquia.
O memorial, inaugurado também este sábado, 7 de setembro, fica situado junto à Praça Monteiro Valente, na União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, mais precisamente entre o Centro de Saúde de Santa Clara e a rotunda de acesso ao Fórum, numa faixa entre a ciclovia existente e o muro do Centro de Saúde.
A Sessão de inauguração do memorial e da Chaimite contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Presidente da Direção do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Valdemar Rosas, do presidente da Direção da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, e de Maria Alice Valente, viúva do Major-General Monteiro Valente.
Veja o direto do Notícias de Coimbra:
PUBLICIDADE