Vamos
Nesta aldeia há espargos selvagens para todos os gostos e feitios
O IV Festival dos Espargos Selvagens, em Santa Comba da Vilariça, concelho de Vila Flor, está já com lotação esgotada este ano, disse hoje à Lusa fonte da associação organizadora.
PUBLICIDADE
Nuno Bento faz parte da Associação Villaricia, que tem como objetivo promover o Vale da Vilariça, revelou que já há perto de 200 reservas para o evento marcado para 5 de maio.
“Neste momento já não dá para fazer mais reservas, já atingimos o nosso limite. (…) Todos os dias recebemos mais chamadas para ver se dá para reservar, mas já há muito tempo que não dá”, partilhou Nuno Bento.
A maioria dos participantes para degustar pratos à base de espargos chega de fora do distrito de Bragança, havendo inscritos do Porto ou de Aveiro.
“Muitas pessoas nem sabem o que são os espargos, por exemplo. Vêm na descoberta do que é que dá para confecionar com esse produto”, partilhou o membro da organização.
Do menu para domingo, Nuno destacou o ensopado de espargos, mas há também omeletes, pataniscas ou arroz de feijão acompanhados com o vegetal.
A aldeia de Santa Comba da Vilariça tem, de acordo com Nuno Bento, cerca de 380 pessoas. E dezenas de moradores empenham-se por estes dias na apanha dos espargos para assim garantir que há produto suficiente para o festival e para contribuir para um dia diferente para todos na localidade.
Alguns dos que vão apanhar espargos ao longo desta semana pertencem à Villaricia. Outras pessoas apenas têm o gosto de os colher e acabam por ajudar, oferecendo-os à associação.
“Fazemos este evento nesta altura, porque é quando os espargos selvagens são apanhados e em que os há em maior quantidade. Os espargos nascem, por exemplo, junto aos olivais. Como nós na Vilariça temos bastantes terrenos e o nosso microclima é propício, os espargos crescem espontaneamente. E muitas pessoas os apanham. Por isso começou este festival”, explicou Nuno Bento, recuando ao início do festival.
Related Images:
PUBLICIDADE