Coimbra

Coimbra analisa toponímia e numeração de polícia

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 13-03-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Ordem dos Engenheiros estão a organizar a “Jornada Técnica de Toponímia e Numeração de Polícia”, que vai decorrer no dia 25 de março, a partir das 9h30, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra

PUBLICIDADE

Neste encontro, procura-se promover uma discussão nacional sobre as metodologias que podem ser definidas em Portugal para a atribuição da toponímia e numeração de polícia, de forma estável e sem ambiguidade ao longo do tempo, apesar das alterações urbanas, que podem trazer modificações em termos de cadastro predial e viário.

A definição de uma correta toponímia e numeração de polícia é um desafio constante para as administrações locais, especialmente devido à falta de um guião técnico nacional que minimize os problemas decorrentes da falta de uniformização de critérios e metodologias. A inscrição, com um custo de 10 euros, pode ser feita através do formulário online, até dia 21 de março. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo do evento, para além de se abordar a falta de um guião técnico nacional abrangente sobre toponímia e numeração de polícia, serão discutidos temas cruciais como a eventual necessidade de modernização da componente tecnológica de atribuição de numeração de polícia e o impacto das alterações nos endereços para cidadãos e empresas.

PUBLICIDADE

A autarquia assegura que “este evento é uma oportunidade ímpar para a partilha de experiências e conhecimentos. Será realizado um ponto de situação em Portugal e uma reflexão sobre esta temática.

Do programa, destaque para a sessão de abertura, às 9h30, com a presença de Isabel Lança, presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros | Região Centro, João Agria Torres, presidente do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros, Edmundo Monteiro, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e José Manuel Silva, presidente da CM de Coimbra. 

Durante a manhã, vão ter lugar dois painéis. O primeiro com apresentações da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico do Município de Coimbra, de Jorge Simões, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de Sandra Resende, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, de Ana Sofia Fonseca, dos CTT – Correios de Portugal, SA, e de Carla Ferreira, do Instituto dos Registos e Notariado. O segundo painel, previsto a partir das 11h30, com apresentações, entre outros, de Ana Santos, do Instituto Nacional de Estatística, e de Paulo Patrício, da Direção-Geral do Território.

Os trabalhos continuam a partir das 14h30, com destaque para a participação de Jules Saur, do adresse.data.gouv.fr (le site national des adresses), seguido das intervenções de Gonçalo Nunes, da Esri Portugal – Sistemas e Informação Geográfica, SA, de Luís Alexandre Correia, da Autoridade Nacional de Comunicações, de Telmo Salgado, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e de Sónia Francisco, da Infoportugal – Sistemas de Informação e Conteúdos, SA. 

O último painel, em jeito de mesa-redonda com espaço de debate aberto ao público, vai contar com a participação de Ana Santos, do Instituto Nacional de Estatística, Ana Sofia Fonseca, dos Correios de Portugal, S.A., de Gonçalo Nunes, da Esri Portugal, S.A., de Luís Nogueira Dias, da CIM – Região de Coimbra e de Rodrigo Dourado, do eBUPi – Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado. A moderação vai estar a cargo de Cidália Fonte, da FCTUC. Após o debate, será feita uma síntese da jornada, por António José de Magalhães Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Penacova, com a colaboração de José Paulo Almeida, da FCTUC, e de Virgínia Manta, da CM de Coimbra. 

O encerramento da Jornada será feito por Isabel Lança, João Agria Torres e Edmundo Monteiro, da FCTUC, Ana Bastos, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE