Mundo

Von der Leyen quer “decisões audazes e coragem política” para defesa europeia

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 28-02-2024

A presidente da Comissão Europeia pediu hoje “decisões audazes e coragem política” para construir uma União Europeia de defesa, considerando que nos últimos dois anos desapareceu a “ilusão de que a paz é permanente”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Nos últimos anos, as ilusões de muitos europeus estilhaçaram-se. A ilusão de que a paz é permanente. A ilusão de que a prosperidade económica pode interessar mais a Putin do que a destruir uma Ucrânia democrática e livre. A ilusão de que a Europa por si só está a fazer o suficiente em matéria de segurança”, disse Ursula von der Leyen, no início de um debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França).

PUBLICIDADE

publicidade

Perante os eurodeputados, von der Leyen disse que a União Europeia (UE) está a olhar para uma “liga de autoritários”, que têm como ambição perturbar os países democráticos: Rússia, Coreia do Norte e Irão.

“Precisamos de começar a olhar para o futuro da arquitetura de segurança europeia. Em todas as suas dimensões e com toda a celeridade e vontade política que é requerida”, acrescentou a presidente do executivo comunitário.

E deixou um pedido a todos os países da UE: “A Europa tem de gastar mais, gastar melhor, gastar europeu”.

Ursula von der Leyen anunciou que durante a próxima semana a Comissão vai apresentar um conjunto de propostas para a primeira estratégia industrial de defesa europeia.

“Dar este passo em conjunto em matéria de defesa não vai ser fácil, vai requerer decisões audazes e coragem política. E vai requerer, acima de tudo, uma mentalidade europeia de defesas, das instituições à indústria e investidores”, completou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE