Economia

Um dos donos do Diário de Coimbra “salva” cerâmica ligada à Matobra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-11-2015

A Sociedade de Capital de Risco OXY CAPITAL, gestora do Fundo Revitalizar na Região Centro, vai colocar um milhão e quinhentos mil euros na Cliper Cerâmica S.A.

PUBLICIDADE

publicidade

Na OXI Capital S.A pontifica Miguel Callé Lucas, um dos donos do Diário de Coimbra.  Na lista de acionistas da Clíper destaca-se a Matobra.

PUBLICIDADE

O “investimento” da OXI Capital deverá ser aprovado pelos acionistas da Sociedade em Assembleia Geral Extraordinária marcada para o dia 2 de dezembro, na Figueira da Foz.

O dinheiro entrará na fábrica de azulejos através da emissão de obrigações convertíveis em ações da Sociedade no valor total de EUR 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil euros),  inteiramente subscritas pelo Fundo Revitalizar.

O Programa Revitalizar constitui, segundo o Governo, uma resposta estratégica à necessidade de se criar uma envolvente favorável à revitalização do tecido empresarial nacional, num momento especialmente crítico do seu desenvolvimento.

Na sua base está um novo modelo de intervenção, que privilegia “mecanismos legais mais ágeis e facilitadores de processos de revitalização de empresas, a par de uma atuação proactiva e concertada de todos os agentes da administração pública envolvidos nesta área, com o propósito de evitar longos períodos de degradação financeira de empresas e imprimir mais eficácia nos processos de regeneração empresarial”.

Os Fundos Revitalizar são organizados e geridos numa base regional, a sua dotação financeira global  é de 220 milhões de euros, sendo assegurada em partes iguais pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e por sete instituições bancárias (CGD, BPI, Novo Banco, Millennium BCP, BANIF, Montepio e a CCCAM).

Apesar do acionista  da Oxy Capital ser sócio de 4 jornais na região Centro, não existirão quaisquer incompatibilidades legais para ser gestor deste Fundo na área de influência das suas publicações.

Contactada diversas vezes por Notícias de Coimbra, a OXY Capital teima em não informar  quanto e em que empresas investiu.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE