Primeira Página

Impasse na construção do Biocant IV em Cantanhede exige reprogramação de candidatura

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 04-12-2023

 A dificuldade no processo de contratação para a construção do novo edifício do Biocant Park, em Cantanhede, levou à reprogramação da candidatura que vai dotar o parque de mais equipamentos para dar resposta aos atuais desafios tecnológicos e de mercado.

PUBLICIDADE

Em março de 2019 foi submetida uma candidatura ao CENTRO2020 que comportava dois tipos de investimento – um relativo à construção de um novo edifício, outro para a expansão da unidade de Biotecnologia Industrial e outras plataformas de investigação e de desenvolvimento (I&D).

Nessa altura, a administração optou pela construção do novo edifício, denominado Biocant IV, concurso que foi formalizado em dezembro de 2021, no valor de cerca de 7,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A situação pandémica, a escassez e aumento do preço das matérias-primas, assim como a consequente subida dos custos criaram “imensos constrangimentos na concretização do processo”, afirmou a administração daquele Parque de Ciência e Tecnologia especializado em Biotecnologia e Ciências da Vida, em resposta à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“Acresce que o processo de contratação pública veio a arrastar-se, em função de reclamações dos concorrentes, o que gerou um impasse de difícil resolução, ao ponto de colocar em risco a conclusão da obra dentro do prazo previsto para o encerramento do quadro comunitário de apoio”, esclareceu.

Dada a situação, foi decidido reprogramar a candidatura, optando pela expansão da Unidade de Biotecnologia Industrial e outras plataformas de I&D.

O projeto, aprovado pela comissão diretiva da autoridade de gestão do Programa Operacional Regional do Centro, prevê a “atualização de alguns equipamentos existentes”, a instalação de dispositivos tecnológicos de “nova geração para assim manter uma oferta de serviços diferenciadora para as empresas instaladas ou a instalar no parque”.

O investimento, de cerca de 4,9 milhões de euros, foi dirigido para o reforço da capacidade de resposta das diversas valências do parque, nomeadamente a expansão da unidade de Biotecnologia Industrial e a criação de uma unidade de Biocatálise, para o desenvolvimento de processos mais limpos (química verde), em linha com os objetivos de transição para uma economia verde e sustentável.

“A qualificação dos processos de processamento (‘downstream processing’) e de purificação e o reforço da unidade Analítica e da unidade de Biotecnologia Celular são mais alguns exemplos das áreas de investimento que fazem parte da reprogramação”.

Esta candidatura foi financiada a 65% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Segundo a administração do Biocant Park, o prazo de conclusão é até ao dia 15 de dezembro, data a partir da qual todas as novas plataformas tecnológicas estarão em pleno funcionamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE