Saúde

Sabe como acompanhar o seu familiar no controlo da diabetes? Três dicas que o podem ajudar

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 14-11-2023

A prevalência da diabetes nos idosos é bastante elevada e deve ser controlada de perto. De acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes, a população portuguesa entre os 60 e os 79 anos não diagnosticada com a doença é de cerca de 11%, sendo fundamental que as famílias acompanhem de perto os seus parentes idosos e os orientem para comerem de forma equilibrada e terem uma vida ativa. Só assim será possível que o envelhecimento seja saudável.

PUBLICIDADE

Assim, prestes a comemorar-se o Dia Nacional da Diabetes, a Lares Online, plataforma líder na referenciação segura de lares em Portugal, deixa três recomendações para que as famílias consigam ajudar os seus parentes idosos a controlar esta doença.

“À medida que vamos envelhecendo, as nossas necessidades fisiológicas alteram. Com a família de perto, o envelhecimento torna-se mais feliz, mais saudável. No caso do acompanhamento de doenças, e em particular da diabetes, as famílias devem estar envolvidas em todo o processo, como no desenvolvimento da ementa do idoso, que deve ser personalizada, ou em garantir que a medicação é tomada da forma correta. As famílias devem assegurar um acompanhamento próximo ao idoso, estando presentes, conversando, cuidando”, explica Marina Lopes, CEO da Lares Online.

PUBLICIDADE

publicidade

1. Criar uma ementa personalizada: Este é o primeiro passo para ajudar a controlar a diabetes no idoso. A dieta deve incluir, por exemplo, alimentos ricos em fibras, como hortaliças, frutas e leguminosas, para melhor controlar o nível de glicose no sangue; carnes brancas e peixe, evitando ao máximo carnes processadas; e gorduras saudáveis, como nozes e castanhas. O acompanhamento profissional é fundamental, e apenas um profissional de saúde conseguirá indicar o melhor caminho.

2. Visitar regularmente o familiar idoso: É indispensável manter um contacto próximo com o familiar idoso, especialmente sabendo que a prevalência de diabetes aumenta com a idade. Recomendam-se visitas regulares, nas quais as famílias estejam com os seus parentes idosos, percebendo se existe algum sinal de alerta a que devam estar atentas, como a falta de medicação, ou simplesmente a ouvir e fazer companhia. O idoso sentir-se-á mais motivado a cuidar de si próprio se se sentir estimado.

PUBLICIDADE

3. Promover a capacitação e o autocuidado: Nas visitas, as famílias devem educar o idoso, explicando-lhes o impacto negativo de uma alimentação desequilibrada e da toma errada de medicação, orientando-os para as melhores decisões. Além disso, devem incentivá-los a cuidarem de si mesmos e capacitá-los para estarem alertas a sinais que indiquem que os níveis de glicemia se encontram muito acima do suposto, como visão embaçada, dormência nos pés ou fadiga excessiva e sem razão aparente. Cuidar do idoso é fundamental para garantir o seu bem-estar físico e emocional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE