Coimbra

PAF quer ligar A13 ao IP3 e 1C6

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-09-2015

A coligação PSD/CDS “Portugal à Frente” escolheu um concelho no Alto Distrito, a Pampilhosa da Serra, para apresentar o seu programa eleitoral ao distrito de Coimbra, nesta sexta-feira 4 de Setembro.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

No Auditório Monsenhor Nunes Pereira que, a independente Margarida Mano, cabeça de lista da Coligação, afirmou que acredita que a realidade do interior é muito importante para todo o distrito de Coimbra e, por isso, lhe quer atribuir um valor estratégico que impulsione o seu desenvolvimento. “Só uma política de proximidade com as pessoas e os seus anseios permitirá compreender e atender aos problemas dos territórios de baixa densidade, promovendo a coesão, melhor qualidade de vida e mais emprego.”

PUBLICIDADE

“Na busca e partilha de bons exemplos, a Pampilhosa da Serra é um dos concelhos incontornáveis. Trata-se de um Município gerido com rigor que tem realizado um esforço muito significativo, no sentido de combater a desertificação, fixar empresas e criar postos de trabalho. A promoção de iniciativas pioneiras nos apoios concretos dados à natalidade, no apoio escolar, na saúde e ação social fazem deste Município uma referência”, reiterou ainda a professora universitária.

A apresentação iniciou-se com um discurso de boas-vindas do Presidente da autarquia que, por meio de um vídeo, enalteceu as potencialidades e os desenvolvimentos registados nos últimos anos um pouco por todo o concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

As intervenções dos Presidentes das Comissões Politicas distritais de PSD e CDS, Maurício Marques e Paulo Almeida, respectivamente, deram conta do “reconhecido mérito que o distrito de Coimbra, com os seus 17 municípios, têm em termos nacionais e internacionais em áreas como a criação do conhecimento, inovação, cultura, arte, património, educação e saúde”, afirmando e valorizando o distrito e as pessoas, promovendo o emprego e a competitividade da economia, reforçando a solidariedade e a coesão social e melhorando o acesso e a mobilidade territorial.

Na apresentação do Programa, propriamente dito, o candidato Manuel Rodrigues, actual Secretário de Estado, defendeu que os candidatos querem “continuar a desenvolver, em parceria com as instituições sociais, políticas de maior proteção para os cidadãos mais vulneráveis”, pretendendo, ainda, que sejam adoptadas mais medidas de incentivo fiscal à natalidade, aprofundando as políticas já implementadas de diferenciação positiva nos territórios de baixa densidade populacional.

A melhoria das acessibilidades é “uma prioridade para a Coligação”, que pretende assegurar “um sistema de mobilidade integrada do Mondego, que corrija os erros de governos anteriores”. Por outro lado, defendeu “a ligação da A13 à futura autoestrada Coimbra-Viseu, enquadrando a ligação ao alto distrito pelo IC6” e “o reforço da competitividade do Porto da Figueira”

A necessidade de intensificar a relação entre as instituições de ensino superior e empresas, de continuar a reduzir o IRC e de garantir um acesso eficiente aos fundos europeus, foram outras ideias defendidas.

“O principal desafio nos próximos quatro anos dependerá da nossa capacidade, enquanto empresários, universidades, escolas, IPSS e poderes públicos, de criar redes colaborativas de desenvolvimento de Coimbra para o mundo, no âmbito da estratégia Portugal 2020”.

A preceder a possibilidade de o auditório colocar questões à mesa, o primeiro indicado pelo CDS na lista de candidatos, Miguel Pires da Silva, Presidente da JP, destacou “o importante papel que está reservado aos jovens na nova economia” e a “importância, nos dias de hoje, de conciliar as tradições do distrito com a oferta de novos produtos e serviços de maior valor acrescentado e maior competitividade”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE