Saúde

Este mosquito Aedes transmite chikungunya, dengue e zika. Anda por aí!

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 27-09-2023

 A espécie de mosquitos Aedes albopictus foi identificada pela primeira vez no Município de Lisboa.

PUBLICIDADE

A presença desta espécie não é inédita em Portugal. O mosquito foi detetado pela primeira vez no país em 2017, na região Norte e, posteriormente, na Região do Algarve (2018) e Alentejo (2022). É conhecida a sua expansão pelo sul da Europa onde se tem vindo a instalar, nos últimos anos, em países como Itália, França e Espanha.

Este mosquito  pode transmitir às pessoas doenças como chikungunya, dengue e zika. No entanto, em Portugal, não foram identificados nestes mosquitos quaisquer agentes de doenças que possam ser transmitidas às pessoas, nem se registaram casos de doença humana até ao momento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reforçou a vigilância entomológica e epidemiológica, estando em curso a implementação de medidas para controlar a população de mosquitos.

PUBLICIDADE

Os mosquitos foram identificados no âmbito da vigilância entomológica, demonstrando a capacidade operacional da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), implementada em todo o território nacional. À data, não existe risco acrescido para a saúde da população, pelo que não se justifica a definição de recomendações à população.

A monitorização, avaliação da situação e respetiva intervenção são da competência dos Serviços de Saúde Pública de nível regional e local, em articulação com a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, conforme previsto na Estratégia Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Transmitidas por Vetores. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE