Dois elementos dos Bombeiros Municipais da Lousã ajudaram ontem, domingo 10 de setembro, ao nascimento de um bebé num táxi na vila da Lousã.
José Colaço e Jorge Santos foram os elementos da corporação lousanense acionados, pelas 8:37 de domingo, para parto eminente num táxi em pleno centro da vila. Chegados ao local, a grávida encontrava-se dentro da viatura e o bebé, do sexo masculino, “apresentava a coroa cefálica visível”. Ou seja, e como explicou ao Notícias de Coimbra o chefe José Colaço, “limitamo-nos a aparar a saída da criança”.
“Sou bombeiro há 36 anos e nunca tinha feito um parto. Foi bastante gratificante ter ajudado a colocar no mundo uma criança”, disse o chefe da corporação lousanense, que aproveitou para agradecer as indicações dadas pela médica do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que estava em alta-voz no telemóvel.
A mãe, de 39 anos, é de nacionalidade angolana, tem mais 3 filhos e está a viver na Lousã desde o início deste ano. De acordo com informações dadas aos elementos da corporação, a progenitora já tinha vindo no sábado à Maternidade Daniel de Matos, mas deram-lhe alta no final desse dia.
“Sem conseguir dormir durante a noite, decidiu chamar um táxi para viajar novamente até Coimbra. A criança, que só deveria nascer a 22 de setembro, decidiu antecipar o nascimento”, afirmou o chefe José Colaço.
Até ser transferido para a ambulância, os dois bombeiros lousanenses fizeram a limpeza das vias aéreas do bebé e procederam ao corte do cordão umbilical. “Nesse período, pedimos ao proprietário do táxi para ligar o ar quente da viatura para, dessa forma, manter aquecido o ambiente à volta do bebé”, disse.
Quanto ao nome da criança, José Colaço referiu que os pais ainda não tinham pensado no assunto, guardando essa escolha para os dias posteriores ao parto.