Coimbra

Código Civil comemora meio século

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 28-07-2015

Em 2016, o Código Civil faz 50 anos. Dada a relevância da obra e a responsabilidade histórica que recai sobre as Faculdades de Direito de Coimbra e de Lisboa, enquanto instituições a que pertenceram os membros que fizeram parte da comissão que elaborou o Código Civil em 1966, acaba de ser constituída a Comissão Nacional do Código Civil, que terá a responsabilidade de preparar o programa de comemorações dos 50 anos de uma das mais importantes obras da Legislação Portuguesa.

PUBLICIDADE

publicidade

Presidida por Rui de Alarcão, Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a Comissão integra o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Conselheiro Dr. António Henriques Gaspar; a Bastonária da Ordem dos Advogados, Dra. Elina Fraga; e os Professores Doutores António Pinto Monteiro (Faculdade de Direito de Coimbra) e António Menezes Cordeiro (Faculdade de Direito de Lisboa).

«Pela elevada qualidade técnica e científica que continua a revelar ainda hoje, o Código Civil constitui um motivo de orgulho para toda a comunidade jurídica portuguesa», afirma António Pinto Monteiro.

Para o Diretor da Faculdade de Direito, Rui de Figueiredo Marcos, «o Código Civil é uma das obras-primas da Legislação Portuguesa, cuja elaboração teve a participação de notáveis professores de Direito, que assim inscreveram o seu nome, em definitivo, na história do Direito Português.»