Coimbra

Formações antecedem encontro internacional das indústrias criativas em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 10-08-2023

 O encontro internacional das indústrias criativas, que decorre em Coimbra no próximo mês de outubro, vai ser antecedido por uma dúzia de formações gratuitas, nas áreas da música, arte, tecnologia e educação, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

A 1.ª edição do MATE Europe – Música, Artes, Tecnologia e Educação vai decorrer em Coimbra, de 20 a 24 de outubro, contando com Espanha e Grécia como países parceiros.

“Entre os dias 10 e 20 de outubro, a cidade de Coimbra recebe 12 formações, ministradas por profissionais de reconhecido mérito nas suas áreas”, revelou em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

João Vaz Silva, produtor, Cláudia Batalhão, realizadora, Luísa Sequeira e Sama, realizadores, Márcio Laranjeira, da Lovers and Lollypops, Ana Rita Feijão, da One Level Up, e Luís Viegas da Ao Sul do Mundo, estão entre os formadores deste ‘Road Mate’, destinado a estudantes ou profissionais.

PUBLICIDADE

Abordará as temáticas da Comunicação; Contabilidade e Fiscalidade; Prática Musical Participativa; Gestão de Carreiras; Acessibilidades; Produção de eventos; Criação artística; Edição audiovisual; Edição e Distribuição Física e Digital; Música, Copyright e Tecnologia; e Produção artística e Agenciamento.

“Todas as formações têm a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra”, que serão palco para “a partilha de conhecimentos e experiências, tornando o ambiente propício para a troca de ideias e para o desenvolvimento profissional dos formandos”.

Segundo a organização, o evento de quatro dias inclui ‘talks’, palestras, ‘pitching’, conferências, lançamento de livros, ‘workshops’, mentorias e concertos/showcases, em espaços como o Hub Criativo Lufapo, Museu Nacional de Machado de Castro, Convento São Francisco e Salão Brazil.

A iniciativa vai possibilitar a circulação entre diferentes espaços e zonas da cidade, desde a Alta à Baixa e Santa Clara. Nesta circulação será possível assistir a intervenções artísticas.

Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa, com cerca de 200 mil euros, o MATE Europe é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), tendo como parceiros a Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Jazz ao Centro Clube (com sede em Coimbra) e as empresas Nordesía (Santiago de Compostela, Galiza, Espanha) e Principal Pro (de Tessalónica, Grécia).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE