Desporto

Conterrâneo Sérgio Conceição “fora de jogo” durante 1 mês

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 26-07-2023

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, foi suspenso por 30 dias, atendendo a incidências na receção ao Casa Pia, da edição 2022/23 da I Liga, revelou hoje o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

PUBLICIDADE

Além do castigo, o técnico foi condenado a pagar uma coima de 10.200 euros por factos verificados nessa partida da 32.ª e antepenúltima jornada da prova, que foi vencida com reviravolta pelos ‘azuis e brancos’ (2-1), em 14 de maio, no Estádio do Dragão, no Porto.

Vasco Matos, treinador-adjunto do Casa Pia à altura dos factos e agora técnico principal do Santa Clara, recém-despromovido ao escalão secundário, foi igualmente sancionado pelo órgão disciplinar federativo com um mês de suspensão, mais 4.080 euros de multa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Dos restantes processos instaurados pelo CD da FPF, o quarto árbitro do desafio, Hélder Carvalho, foi punido com uma repreensão por “erro nos relatórios e atraso no seu envio”.

PUBLICIDADE

Os outros três elementos da equipa de arbitragem liderada por Manuel Oliveira e os dois delegados designados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional viram os respetivos processos serem arquivados, face à “inexistência de prova de qualquer ilícito disciplinar”.

Na sequência do golo da reviravolta do FC Porto, que foi marcado por Danny Namaso, já aos 90+3 minutos, Sérgio Conceição efetuou um gesto polémico em direção ao banco de suplentes do Casa Pia e manteve uma acesa troca de palavras com Vasco Matos, numa altercação que se prolongaria no relvado depois do apito final do árbitro Manuel Oliveira.

A deliberação do CD da FPF foi conhecida a duas semanas da estreia oficial dos ‘azuis e brancos’ em 2023/24, com a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao campeão nacional Benfica, em 09 de agosto, em Aveiro, da qual pode vir a estar ausente o técnico portista.

Fonte do FC Porto disse à agência Lusa que será apresentado recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), com uma providência cautelar, na perspetiva de suspender a aplicação do castigo e assegurar a presença de Sérgio Conceição na decisão do troféu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE