Coimbra

Tablets ajudam GNR a prevenir incêndios

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-07-2015

O Município de Ansião e o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana apresentaram na quarta-feira, 8 de Julho, os termos da colaboração estabelecida entre estas entidades, no âmbito do Plano de Fiscalização Preventiva ao previsto pelo Decreto Lei 124/ 2006, que define o Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

PUBLICIDADE

a parceria que tem por base o papel de fiscalização e sensibilização dos GIPS, mas também recursos tecnológicos facultados pelo Município, designadamente o sistema de geo-referenciação digital de todo o concelho e o acesso pelos elementos dos GIPS, no terreno, através de tablets à informação digital previamente instalada (permitindo o funcionamento off-line).

Um esforço de sensibilização conjunto que visa a notificação preventiva dos proprietários de terrenos em situação de infracção, evitando o levantamento, na primeira abordagem ao proprietário, do auto de contra-ordenação e a coima que lhe está associada.

PUBLICIDADE

O Sargento João Pedro Fernandes, em representação dos GIPS, referiu a frequência de correcção voluntária de situações de infracção pelos proprietários.

O Presidente do Município de Ansião, Rui Rocha, salientou ainda nesta sessão a importância do contributo dos autarcas de freguesia na sensibilização das populações, mas também na identificação de situações de maior risco ou em que uma fiscalização mais efectiva seja necessária.

PUBLICIDADE

publicidade

Os órgãos de comunicação social e a população são também chamados a intervir num esforço de sensibilização que se pretende eficaz e tendente à correcção voluntária das situações de infracção.

Um esforço que se pretende doravante acentuado no concelho de Ansião e que leva a uma outra iniciativa: a acompanhar a próxima factura de água remetida aos ansianenses irá um folheto de informação e sensibilização para esta questão, bem como um outro a alertar para a necessidade de poupança de água, sobretudo nos meses de Verão.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE