Região

Lousã: “Os Biorresiduos Dão Força à sua Terra”

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 05-06-2023

A APIN lançou um programa especificamente dedicado à recolha seletiva de biorresíduos, sob o mote “Os Biorresiduos Dão Força à sua Terra”, um investimento de mais de 800 mil euros a implementar na Freguesias das Gândaras,na União de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio e na União de Freguesias de Lousã e Vilarinho, no concelho da Lousã, anunciou hoje a empresa intermunicipal.

PUBLICIDADE

“A semelhança do Sistema Intermunicipal de Compostagem da APIN, a ser introduzido em todos os concelhos que integram esta agregação de municípios, assim como a freguesia de Serpins, do concelho da Lousã, com este tipo de programas pretendemos incentivar a população a adotar comportamentos mais sustentáveis, nomeadamente desviar de aterro sanitário resíduos que são importantes recursos para a produção de fertilizante. Em cumprimento com as metas nacionais e as recomendações comunitárias e face à urgente necessidade de valorização resíduos, este projeto visa incentivar a população à valorização orgânica de resíduos urbanos biodegradáveis, disponibilizando uma alternativa para gerir o lixo orgânico que produzem nas suas habitações”, explica o Presidente do Conselho de Administração da APIN, João Miguel Henriques.

“O programa prevê uma campanha de ações de formação e de sensibilização ambiental, em IPSS, estabelecimentos de ensino, espaços de restauração e hotelaria e nas juntas de freguesia abrangidas pelo projeto “Os Biorresiduos Dão Força à sua Terra”.

PUBLICIDADE

Nestas três freguesias vão ser instaladas “ecoboxes” – contentores de proximidade com capacidade de 360 Litros, bem como a disponibilização gratuita de contentores de 140 litros e baldes individuais de 7litros.

A campanha apela à adesão da população, sensibilizando para a urgência da sua transformação em composto, tendo em vista as metas preconizadas para o país no PERSU 2020/2020+,” adianta a responsável da área dos resíduos da Apin, Elisabete Pinheiro.

PUBLICIDADE

publicidade

À margem deste lançamento o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, fez um balanço positivos dos investimentos da APIN no concelho. “Registo com agrado que as operações da APIN, cofinanciadas pelo POSEUR, lançadas em 2021 e 2022, na Lousã, se encontram na sua maioria concluídos ou em fase de receção de obra. Foram abrangidos 2308 habitantes, construídos 8940 metros de conduta e executados 2435 metros de coletores. 3.2 Milhões de euros. Estes investimentos contribuem para a melhoria e expansão das redes e, naturalmente para a qualidade do serviço prestado à população.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE