Política

António Costa considera que a João Galamba não é “imputável pessoalmente qualquer falha”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-05-2023

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que não aceita o pedido de demissão de João Galamba do cargo de ministro das Infraestruturas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Trata-se de um gesto nobre que eu respeito, mas que em consciência não posso aceitar”, declarou António Costa aos jornalistas, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, após ter estado reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

PUBLICIDADE

António Costa considerou que a João Galamba não é “imputável pessoalmente qualquer falha” e disse que mantê-lo como ministro é uma decisão pela qual se “responsabiliza individualmente” como primeiro-ministro, tomada provavelmente contra a opinião da maioria dos portugueses e certamente contra os comentadores.

“Nem sempre é fácil tomar decisões. Seria seguramente muito mais fácil seguir a opinião unânime dos comentadores, seria seguramente mais fácil aceitar este pedido de demissão, seria seguramente mais fácil ouvir o que a generalidade dos agentes políticos tem dito. Mas entre a facilidade e a minha consciência, lamento desiludir aqueles que vou desiludir, mas dou primazia à minha consciência”, justificou.

O primeiro-ministro manifestou-se convicto de que, “tal como, para surpresa de muitos”, João Galamba “se revelou um excelente secretário de Estado da Energia, o tempo também o permitirá revelar um excelente ministro das Infraestruturas”.

“Se assim não for, a responsabilidade, naturalmente, é minha, porque é a mim que me cabe propor a nomeação e exoneração dos membros do Governo, e pelos seus atos e omissões sou eu que respondo”, afirmou

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE