Política

Chega compara reincidentes em incêndios a terroristas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-04-2023

O partido liderado por André Ventura apresentou na última quinta-feira um projeto de lei que pretende sancionar de forma mais pesada os reincidentes em incêndios, comparando-os a terroristas. “Para o Chega, quem incendeia e destrói deve ser considerado terrorista”, pode ler-se no documento do partido.

PUBLICIDADE

publicidade
“Quem incendeia e destrói, sendo reincidente na prática do crime de incêndio florestal e revelando acentuada inclinação para a prática deste crime, deve ser punido com prisão efetiva – em vez de ser objeto da aplicação de uma pena relativamente indeterminada”.

PUBLICIDADE

O Chega quer ver as molduras penais para este tipo de crimes aumentadas entre os dois e dez anos de prisão, considerando que quem tem tendência para ser reincidente em crimes de incêndio deve ser considerado terrorista.

“No ano passado registaram-se 10 449 incêndios rurais, ou seja, em comparação com 2021, o número de incêndios aumentou 37,3% (mais 2.839), sendo o mais elevado desde 2017”, pode ler-se.

Por isso, o Chega quer discutir o documento no Parlamento e votá-lo numa altura em que as temperaturas sobem e o perigo de incêndio em meio rural em Portugal aumenta. Em 2022, pelo menos 150 incendiários foram detidos em território português.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE