Saúde

Já vai conseguir pedir baixas por doença ligeira ao SNS24

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 31-03-2023

Quem necessitar de justificar faltas até três dias, por doença ligeira, pode pedir uma autojustificação através da portal online do SNS24, mas há restrições.

PUBLICIDADE

A partir da próxima semana, segundo a SIC Notícias, será mais fácil justificar faltas no trabalho por doença ligeira. Passa a ser possível solicitar a autojustificação através da plataforma online do SNS24.

Assim, “em caso de faltas até três dias, deixa de ser necessário ao trabalhador dirigir-se a uma unidade de saúde para obter a justificação para entregar na entidade empregadora. No entanto, esta nova medida tem restrições: cada trabalhador só pode apresentar, no máximo, duas justificações de falta emitidas pelo SNS 24 por ano2, revela a SIC Notícias.

PUBLICIDADE

Em fevereiro, a proposta foi aprovada na Assembleia da República com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda. Desta forma o documento passa a dizer que “a prova da situação de doença do trabalhador é feita por declaração de estabelecimento hospitalar, ou centro de saúde, ou serviço digital do Serviço Nacional de Saúde, ou serviço digital dos Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas (SRSRA), ou ainda por atestado médico”, lê-se na notícia.

A declaração do serviço digital do SNS ou dos SRSRA, “é feita mediante autodeclaração de doença, sob compromisso de honra, que apenas pode ser emitida quando a situação de doença do trabalhador não exceder os três dias consecutivos, até ao limite de duas vezes por ano”, de acordo com o canal.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE