Economia

Dois euros. É o quanto se poupa com a eliminação do IVA nos produtos alimentares 

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-03-2023

O primeiro-ministro avançou que ia baixar o IVA nos produtos alimentares, à semelhança do que o país vizinho Espanha fez em dezembro – eliminou aquele imposto nos bens essenciais.

PUBLICIDADE

O Jornal de Notícias (JN) “reuniu um conjunto de 16 alimentos e comparou qual seria o ganho para as famílias portuguesas, caso acontecesse o mesmo em Portugal. Face aos preços atuais, a poupança no custo do cabaz selecionado seria de 1,98 euros”, ou seja, um “conjunto de 16 alimentos essenciais passaria a custar 28,22 euros com taxa zero de IVA.”

De acordo com o jornal, “as contas tiveram por base os valores praticados pela loja online do hipermercado Continente ao dia de ontem (23 de março), incluíram apenas produtos de marca branca e os descontos praticados pela empresa naquele dia sobre os bens. É possível verificar que as diferenças podem ser tão pequenas como um ou cinco cêntimos (ver infografia). No caso do azeite, a descida seria de 25 cêntimos.”

PUBLICIDADE

A JN realça que a diferença mais elevada verifica-se no óleo alimentar, no qual é cobrada a taxa intermédia de 13%. No entanto, caso o Governo decidisse eliminar o imposto, a diferença no preço seria de 28 cêntimos. Se, por outro lado, o IVA baixasse para 6%, a poupança seria de 18 cêntimos no óleo. No total do cabaz selecionado, as famílias passariam a pagar 28,22 euros pelas compras, ao invés de 30,20, pode ler-se na notícia.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE