Saúde

Viciado em chocolate? Saiba que afinal o doce traz benefícios

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-03-2023

O chocolate é, para muitos, o melhor doce. O desafio é mesmo conseguir resistir. Contudo, é necessário que seja doseado, mas será que é assim tão prejudicial nós? A verdade é que o chocolate traz benefícios para a saúde e para a beleza.

PUBLICIDADE

Apesar de o chocolate negro ser o que contém componentes mais benéficos, qualquer tipo de chocolate tem potencial para a melhoria da saúde. E um dos principais benefícios é fornecer energia ao organismo, uma vez que é rico em calorias.

E as vantagens? A Revista Europeia de Cardiologia Preventiva, citado pelo StudyFinds, revela que é “bom para o coração e vasos sanguíneos”, pois “pelo menos uma vez por semana, pode melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.”

PUBLICIDADE

Melhora a saúde do cérebro e previne problemas mentais: “Para a memória e outras funções cognitivas tais como problemas mentais, o chocolate pode ajudar se consumido regularmente”, de acordo com um estudo da Universidade de L’Aquila, em Itália. Os cientistas afirmam que “consumir cacau diariamente aumenta a atenção, a memória, a velocidade de processamento e a fluência verbal. Os benefícios observados naqueles que apresentavam sinais de dificuldades de memorização e transtornos mentais leves foram ainda mais notáveis.”

Pode ajudar no combate à diabetes. Parece contrassenso, mas não é, pelo menos para a Universidade Brigham Young, em Utah, Estados Unidos que adianta em estudo que “os compostos do chocolate podem realmente ajudar o corpo a criar mais insulina e responder melhor à falta de açúcar no sangue.”

PUBLICIDADE

publicidade

Comer chocolate ao pequeno-almoço ajuda a queimar gordura. Um estudo do Brigham and Women’s Hospital  analisou 19 mulheres que ingeriram 100 gramas de chocolate na primeira hora após acordarem, concluiu que trocar ovos e bacon por um pouco de chocolate pode levar à perda de gordura e à redução dos níveis de açúcar no sangue ao longo do dia.

Propriedades antioxidantes ajudam no tratamento da pele e cabelo. Por ser rico em antioxidantes, o chocolate possui uma ação humectante eficaz para amaciar a pele e o cabelo e por isso é comum encontrar cremes hidratantes com este ingrediente.

O doce pode ser aplicado diretamente sobre a pele e cabelos, mas também é possível obter benefícios só através da sua ingestão. O consumo diário de apenas um quadrado de chocolate negro pode ajudar na saúde da pele e dos cabelos porque tem propriedades antioxidantes que protegem as células atenuando as rugas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE