Crimes

Polícia Marítima dá golpe no tráfico internacional de meixão

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-02-2023

A Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima realizou hoje, em colaboração com o Grupo de Ações Táticas (GAT) e com os Comandos Regionais da Polícia Marítima do Norte e do Centro, uma operação policial conjunta dirigida à captura e tráfico internacional de meixão nos distritos de Braga e Porto, da qual resultou a detenção de oito pessoas, três de nacionalidade portuguesa e cinco de nacionalidade chinesa, e na apreensão de diverso equipamento utilizado no tráfico internacional de meixão.

PUBLICIDADE

Nesta operação, que contou também com a colaboração da PSP, da GNR e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foram também apreendidas cinco viaturas, dinheiro, diversos quilos de meixão, bem como material destinado à preservação e tráfico da espécie, cuja captura é proibida e pode ser qualificada como crime de “danos contra a natureza”.

Esta operação resultou de uma investigação, coordenada pela Polícia Marítima, na qual foram executados 14 mandados de busca e apreensão com o objetivo de desmantelar uma rede organizada que se dedicava ao tráfico internacional de espécies protegidas (meixão). As oito pessoas detidas serão presentes ao Juiz de Instrução Criminal do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A enguia europeia (espécie anguilla anguilla), cujo termo “meixão” designa o seu estado final da fase larvar, consta como espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), podendo a sua captura ser considerada crime.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE