Região

Grupo de cidadãos quer explicações sobre o futuro do Hospital Rovisco Pais (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-01-2023

Cerca de três dezenas de pessoas concentraram-se, esta sexta-feira, 27 de janeiro, em frente ao Hospital Rovisco Pais, na Tocha, para pedirem explicações sobre o processo de integração deste hospital no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

“Queremos ser esclarecidos”, frisou Luís Patrão, antigo enfermeiro no Rovisco Pais, que criou o Movimento Cívico Amigos do Centro de Medicina e Reabilitação – Rovisco Pais há 10 dias através das redes sociais, ao qual se associou José Maia Gomes, antigo vereador da Câmara Municipal de Cantanhede e atual membro da Assembleia Municipal.

Este grupo “não se conforma com o rumo que os serviços de saúde têm vindo a tomar no concelho de Cantanhede, devido à lamentável incapacidade do Governo para resolver os problemas que se têm avolumado e que têm dificultado cada vez mais o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde a que têm direito”, frisa

PUBLICIDADE

O movimento vai entregar uma carta na próxima segunda-feira à Administração Regional de Saúde do Centro pedindo explicações. “Nós não estamos contra nada mas há uma preocupação de como as coisas estão a correr, queremos saber o que se está a passar neste processo e quais são os termos do acordo e o plano de negócios”, sublinha o antigo enfermeiro.

“A população do concelho de Cantanhede tem o direito de saber quais as alterações que estão a ser equacionadas para esta unidade hospitalar de referância a nível nacional e internacional”, remata.

PUBLICIDADE

publicidade

Já durante a manifestação Luís patrão disse que foi informado que a Câmara Municipal de Cantanhede vai reunir na próxima semana com o diretor executivo da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo. “Uma boa notícia”, disse o rosto do Grupo Amigos do Centro de Medicina e Reabilitação – Rovisco Pais.

O Notícias de Coimbra sabe que o encontro entre a Autarquia de Cantanhede e o CEO do SNS vai realizar-se na próxima terça-feira, 31 de janeiro, e em cima da mesa estará a decisão da direção executiva do SNS em iniciar a elaboração de um plano de negócios para integrar o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE