Saúde

Investigadores identificam nos golfinhos lesões semelhantes às causadas pelo Alzheimer

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 22-01-2023

Investigadores escoceses identificaram nos cetáceos o “desenvolvimento natural” de lesões semelhantes às causadas pela doença neurodegenerativa Alzheimer, algo até agora “único nos seres humanos”, disse o patologista Mark Dagleish, um dos participantes na descoberta, à EFE.

PUBLICIDADE

A partir de autópsias a golfinhos com idade avançada que apareceram nas margens da Escócia, os investigadores acreditam ter descoberto uma chave para explicar a sua desorientação e pretendem usar a descoberta para avançar com a compreensão da doença em humanos.

“Vimos os mesmos sinais da doença que se encontrariam em pessoas com Alzheimer”, explicou Dagleish, responsável pelo departamento de Anatomia Patológica da Universidade de Glasgow e líder da investigação publicada no European Journal of Neuroscience.

PUBLICIDADE

Cauteloso, o investigador responsável pela análise pós-morte dos cetáceos ressalva que ainda não se pode dizer que os animais sofriam da doença, uma vez que além dos testes físico é necessário demonstrar “deficiências cognitivas”, algo que só pode ser estudado “em vida”.

A melhor oportunidade para isso, argumenta Mark Dagleish, é o estudo cognitivo dos golfinhos que estão em cativeiro ou num jardim zoológico, porque os seus cuidadores “sabem quando os animais têm alguma mudança no seu comportamento, hábitos ou respostas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A investigadora Tara Spires-Jones, responsável pela área de neurodegeneração da Universidade de Edimburgo, assumiu a tarefa de procurar semelhanças entre lesões em cérebros de cetáceos e dos humanos.

Segundo a investigadora, essas semelhanças foram encontradas em três espécies diferentes de golfinhos, nas quais foi detetada a coexistência de placas amiloides, “um fenómeno que ocorre em pessoas saudáveis à medida que envelhecem”, juntamente com “emaranhados neurofibrilares”, o outro ingrediente necessário para desenvolver a demência.

As placas são uma consequência da incapacidade do cérebro para limpar a secreção dos neurónios da proteína amiloide, enquanto os emaranhados se devem à acumulação patológica da proteína tau, sendo que a acumulação de ambos é a chave para a neurodegeneração.

Os sintomas detetados nos cetáceos “assemelham-se às fases iniciais do Alzheimer no homem e não na sua fase final completa”, explicou Tara Spires-Jones à agência espanhola de notícias EFE.

A equipa de investigação, composta por especialistas das universidades de Edimburgo, St. Andrews e Glasgow, está agora focada em “obter mais financiamento” para poder expandir os seus exames, que foram realizados até agora em 22 espécimes, acrescentou Mark Dagleish.

O patologista questiona-se se a descoberta poderá explicar o grande número de cetáceos que aparecem encalhados nas praias: “Porque é que acontece, quando a maioria dos animais são aparentemente saudáveis?”

O investigador explicou que alguns destes animais “vivem em grupos familiares” e “se um deles adoecer, os outros alimentam-no” e, portanto, nenhum fica para trás devido à coesão do grupo.

Tipicamente, o líder já tem uma idade avançada e “muitas vezes” é “uma fêmea adulta” que ao desenvolver a doença pode perder “a capacidade de entender onde está em três dimensões, muito importante na vida de um golfinho”, disse, por seu turno, Spires-Jones.

“Ela adoece, fica desorientada”, descreve, “e acaba no lugar errado, na hora errada”, numa “praia rasa na maré alta”, encalhando pouco tempo depois.

Mark Dagleish destaca a importância desta descoberta nas espécies de golfinhos selvagens: “Pode dar-nos uma visão [da doença de Alzheimer] e revelar quais são as primeiras mudanças que provoca”, algo que poderia permitir “um melhor diagnóstico das pessoas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE