Desporto

Académica apresentou plano de recuperação dentro do prazo definido pelos credores

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 17-01-2023

A Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) da Académica-Organismo Autónomo de Futebol (OAF) apresentou hoje, em tribunal, o plano de recuperação financeira do clube, que está insolvente com uma dívida de 12,9 milhões de euros (ME).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Embora tenhamos pedido uma prorrogação do prazo, conseguimos apresentar o plano mesmo no último dia”, sublinhou à agência Lusa o presidente da direção da ‘briosa’, Miguel Ribeiro, que remeteu mais explicações para uma conferência de imprensa a realizar no final da semana.

PUBLICIDADE

No dia 16 de novembro do ano passado, a assembleia de credores da SDUQ da Académica aprovou a manutenção da atividade do clube com o compromisso de apresentar um plano de recuperação dentro de 60 dias.

“Esta decisão é favorável para a Académica ter futuro, que é aquilo que todos desejamos. Estamos numa fase decisiva e esta direção, eleita em 15 de junho [de 2022], foi obrigada, nos termos da lei, a apresentar-se à insolvência”, disse, na altura, aos jornalistas, o presidente Miguel Ribeiro.

Em setembro último, para fazer face à situação económica da SDUQ a direção da ‘briosa’ deu entrada com um pedido de insolvência e reestruturação no Juízo de Comércio do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, secção de Montemor-o-Velho.

A assembleia de credores definiu que a dívida do clube dos “estudantes” é de 12,9 ME, distribuída por cerca de 60 credores, sendo que os maiores são o Estado português e a Segurança Social (cerca de dois milhões de euros), o grupo brasileiro Guimarães e Neto (750 mil euros), a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (300 mil euros) e a Sporting SAD (150 mil euros).

“Fizemos questão de apresentar o plano dentro do prazo para mostrarmos a nossa boa-fé e o nosso empenho em respeitar a lei e os credores que inicialmente nos deram esta confiança, com a aprovação da manutenção da atividade da Académica”, frisou o presidente da Académica.

A Académica desceu na época passada à Liga 3, em que ocupa atualmente a última posição da Série B, com 11 pontos, quando estão decorridas 14 jornadas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE