Coimbra

Coimbra tem programa de capacitação na área do associativismo cultural

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-01-2023

A primeira de sete ações de formação previstas no âmbito do programa de capacitação cultural do ecossistema associativo, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove nos meses de janeiro e fevereiro, levou ao Convento São Francisco cerca de duas centenas de representantes do tecido associativo do concelho.

PUBLICIDADE

Centrado no tema genérico Associativismo Cultural, o primeiro módulo desta ação de capacitação, desenvolvida por Maria João Garcia, reconhecida especialista neste domínio, foi dedicado a “Noções gerais e questões práticas”, tendo a Sala Sofia do Convento São Francisco acolhido, no dia 11 de janeiro, uma plateia constituída por uma centena de representantes das entidades inscritas no movimento associativo do concelho. Esta primeira sessão foi completada com o módulo “Fiscalidade e Segurança Social”, no dia 12 de janeiro, que obteve a adesão de 83 inscritos.

Com um calendário desenhado para o período pós-laboral, de modo a permitir uma maior afluência de participantes, as ações de formação abrangem temáticas diversas, como o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, a produção e gestão na área cultural, a comunicação cultural, oportunidades de financiamento/apoios e candidaturas (com duas sessões, que incidem em programas regionais, nacionais e internacionais e em programas locais), culminando com uma conversa sobre o tema “Mudanças e desafios na área cultural”.

PUBLICIDADE

A implementação deste programa de capacitação cultural visa dotar os participantes de um conhecimento mais aprofundado e abrangente sobre as dinâmicas associativas, capacitando-os para o recurso a ferramentas úteis e atuais que possam contribuir para o desenvolvimento das estruturas que representam na vertente do associativismo cultural.

Com esta iniciativa, inédita no concelho, a CM de Coimbra pretende partilhar com os agentes culturais assuntos inerentes às diferentes dimensões do universo associativo atual, desde questões de âmbito administrativo à criação artística. Para a concretização desta iniciativa, a autarquia conta com a colaboração de uma equipa de formadores com uma vasta experiência em diversos domínios ligados à área do associativismo.

PUBLICIDADE

publicidade

Decorrido o período de inscrições, as ações de capacitação cultual reuniram cerca de 800 inscrições divididas pelos diferentes módulos. Os participantes representam associações, grupos informais, artistas em nome individual, criativos, educadores, mediadores, animadores ou outras esferas da ação cultural no território de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE