Coimbra

Francisco Rodrigues vai assumir Departamento de Ação e Habitação Social de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-12-2022

Francisco Rodrigues vai assumir funções, no próximo dia 01 de janeiro de 2023, como diretor do Departamento de Ação e Habitação Social (DAHS) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, conforme o despacho assinado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, datado de dia 21 de dezembro. Francisco Rodrigues, até à data técnico superior da CM de Oliveira do Hospital, assume agora um cargo de direção intermédia de 1º grau na nova unidade prevista na estrutura orgânica do Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

A decisão é justificada, no despacho assinado pelo presidente da CM de Coimbra, pela necessidade, “por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direção e coordenação do Departamento de Ação e Habitação Social”. Uma escolha que teve em consideração “a adequação do perfil, a aptidão e o curriculum” do novo diretor. Francisco Rodrigues vai, assim, assumir o cargo de direção intermédia de 1.º grau no Município de Coimbra, em regime de substituição, a partir de 01 de janeiro.

Licenciado em Administração e Finanças, ramo de Administração Pública, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Instituto Politécnico de Coimbra, Francisco Rodrigues foi o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na últimas eleições é atualmente vereador em regime de não permanência na autarquia oliveirense.

PUBLICIDADE

Já passou pela CM de Coimbra, de 2001 a 2005, como responsável do Mercado Municipal D. Pedro V. Da experiência profissional de Francisco Rodrigues, destaque para as funções em regime de comissão de serviço como Chefe de Equipa Multidisciplinar e como Presidente da Autoridade Urbana do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Oliveira do Hospital, entre 2017 e 2020, ou ainda para as funções como responsável do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, desde 2009 e até 2020.

Recorde-se que, na atual estrutura da CM de Coimbra, o atual Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente integra áreas de atuação muito díspares: Intervenção e Ação Social, Habitação Social, Saúde, Ambiente e Serviço Médico Veterinário e Segurança Alimentar, pelo que na nova estrutura se optou por uma maior especialização da temática com o DAHS, que integra a Divisão de Ação Social e a Divisão de Habitação Social. A importância de áreas como a igualdade, a inclusão social, bem como da gerontologia e do envelhecimento ativo são ainda plasmadas em duas novas unidades orgânicas deste Departamento: Gabinete para a Igualdade e Inclusão e Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse seguimento, a Divisão de Ação Social vai ser assumida por Jorge Ferreira, desde 2003, técnico superior de Serviço Social na CM Coimbra, onde implementou e continua a coordenar o Programa Rede Social no concelho e onde implementou e acompanhou o Fundo Municipal de Emergência Social, bem como elaborou a proposta do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios na Área Social.

Já a Divisão de Habitação Social continua a ser liderado por Maria José Brenha, licenciada em Serviço Social, em 1987, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra e, desde 1998, técnica superior de serviço social na CM Coimbra. Desde 2010 já foi chefe de divisão de gestão social, gestão do parque habitacional e de habitação social, cargo que exerce atualmente-

Por sua vez, o Gabinete para a Igualdade e Inclusão vai ser chefiado por Elsa Branquinho, desde 2003, técnica superior da Divisão de Ação Social na CM Coimbra, onde foi responsável pela organização e pela dinamização da Equipa Móvel de Intervenção Social, com a população em situação de sem-abrigo do concelho, tendo ainda representado a autarquia no Projeto de Intervenção com os Sem-Abrigo de Coimbra, de 2004 a 2010, e tendo integrado o grupo de trabalho interinstitucional, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses junto do Instituto da Segurança Social, que trabalhou na elaboração da definição da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em situação de Sem-Abrigo (2007 a 2010). Elsa Branquinho é, desde 2006, a representante da CM Coimbra no Núcleo Local de Inserção de Coimbra do Rendimento Social de Inserção, no Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e foi responsável pela implementação e pelo acompanhamento do Plano Municipal para a Igualdade do Município 2012-2014, bem como do projeto ‘Região de Coimbra com Igualdade’, através do Plano Municipal para a igualdade e a Não Discriminação 2023-2026.

Finalmente, Ana Martins vai chefiar o Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo. Mestre em Gerontologia, desde 2011 pela Universidade de Aveiro, Ana Martins assume funções de técnica superior na Divisão de Ação Social da CM Coimbra desde 2016, sendo responsável pela dinamização do grupo de trabalho “Pessoas Idosas”, da Rede Social de Coimbra, do projeto “Uma mesa para os Avós – apoio alimentar a idosos carenciados” e do “Programa Municipal Voz Amiga – serviço de teleassistência para idosos”. Ana Martins é também a técnica superior para a implementação e para a dinamização da recente Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE